Na quarta-feira, 7, professores, coordenadores, diretores da rede municipal de Ensino de Dracena, profissionais das redes estadual e particular da cidade, secretários municipais de Educação das cidades vizinhas participaram do Dia D de Mobilização para debater a  Base Nacional Comum Curricular, no clube de Campo da Apeoesp. A dirigente da Diretoria de Ensino de Adamantina, Márcia Helena Martins Lopes dos Santos estava presente acompanhada dos supervisores. O evento reuniu aproximadamente 120 pessoas.

Também estavam presentes o secretário de Gabinete, Governo e Ações Estratégicas, Silvio Aparecido Rodrigues; secretário da Fazenda e Orçamento, Thiago Vicente da Silva e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Ana Carolina Bertolini, representantes das faculdades, projetos sociais, entidades assistenciais, pais de alunos.

A abertura do evento foi realizada pela secretária municipal de Educação, a professora mestre Vanessa Maria Redígolo Castilho, e em seguida o debate teve início.  “A reunião foi muito proveitosa, vamos montar um grupo de estudos para fazer a implementação nas escolas da Base Nacional Curricular Comum, realinhando o projeto político pedagógico de cada escola, a formação continuada dos professores e os materiais didáticos e de avaliação,” informou a secretária municipal de Educação.

Segundo informações do MEC, o país definirá um padrão curricular para elevar a qualidade da educação básica nos estados e municípios. O texto normativo (sobre os ensinos infantil e fundamental) foi homologado em 20 de dezembro de 2017, tratando dos conhecimentos, competências e habilidades que os alunos devem ter.

A base referente à reformulação do Ensino Médio será entregue ao Conselho Nacional da Educação no final de março. A expectativa é que esse currículo, com parâmetros estabelecidos pela Reforma do Ensino Médio, esteja pronto para ser aplicado em 2019. (Com informações da Agência Brasil).