Item esgotável e essencial para a vida humana, a água deve ser preservada e as mais de 5 mil escolas da rede estadual realizam um trabalho diário para que isso aconteça. O Dia Mundial da Água, instituído, em 1992, pela ONU, é marcado por atividades, discussões e medidas de conscientização sobre o tema em todos os países membros. Em São Paulo, estudantes e professores se unem para realizar ações preparação para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
Com o lema “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas” a V Conferência acontecerá de 15 a 19 junho, em Brasília, e tem suas primeiras etapas dentro das escolas. Diversas unidades da rede estão aproveitando a data para reunir pais, alunos e professores para discutir os projetos a serem defendidos em nível municipal.
Na capital paulista, a EE Plínio Damasco Penna, promove uma passeata no entorno da escola com os cerca de 400 estudantes a fim de conscientizar a população para necessidade do consumo consciente. Também em São Paulo, os alunos da EE Brasílio Machado, na Vila Madalena, que confeccionaram painel colocado no corredor das salas, assistem a um filme e, e na hora do almoço dirigido, algumas crianças do 1º ao 3º ano vão conversar com os demais sobre a preservação da água.
Em Avaí, no interior paulista, os alunos da EE Anis Dabus também prometem fazer barulho. Utilizando frases de efeito, cartazes e flyers confeccionados em sala de aula, os educandos sairão em passeata e conversarão com a comunidade local sobre a importância da preservação do recurso. Para se preparar para a ação, eles visitaram uma estação de tratamento de água e esgoto para aprender sobre as etapas de purificação e distribuição.
Já na EE Vereador Tadao Takaoka, em Mogi das Cruzes, um grande evento com a participação da comunidade celebra a data e discute ações para preservação da água. O alunos dos anos iniciais farão uma apresentação musical e os estudantes dos anos finais irão expor suas propostas para solucionar os problemas locais relacionados a água. Além dessas ações, os participantes assistirão a duas palestras sobre tratamento de água e a sua utilização na agricultura. O evento será encerrado com a formação de uma comissão comunitária para o meio-ambiente.