A primeira etapa da vacinação contra a gripe A (H1N1) teve início ontem em Dracena, para os profissionais da saúde. Até dia 19 de março, serão imunizados funcionários da Santa Casa, Pronto Atendimento Municipal (PAM), postos de saúde e Clínica Radiológica, que atendem diretamente os pacientes, estendendo para outros de acordo com a quantidade de doses disponíveis.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 20 milhões de pessoas do Estado serão vacinadas contra a gripe A. Também ocorrerá a imunização da população indígena diretamente nas aldeias, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

“Imunizar os profissionais de saúde é fundamental como medida de prevenção, já que esses trabalhadores lidam diretamente com pessoas doentes, algumas das quais podem adquirir e transmitir o vírus da nova gripe. Vamos aproveitar e também proteger a população das aldeias indígenas”, diz o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

ETAPAS – A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que começa em 22 de março, incluirá as gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e os portadores de doenças crônicas, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros.

A Secretaria da Saúde de Dracena realizará no dia 20 de março, a vacinação apenas para o grupo de gestantes e crianças. A estimativa do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau, ao qual pertence Dracena, é vacinar 19.541 pessoas no município.