Uma solenidade festiva realizada ontem à tarde, no salão nobre da Fundec, marcou as comemorações alusivas aos 31 anos de criação do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Dracena.

O ato que teve como mestre de cerimônia o tenente Nivaldo Donizete Terra e a coordenação do setor de Comunicação Social contou com as presenças do tenente coronel Leonardo Cardoso, comandante do Batalhão; do prefeito Célio Rejani; vereador e presidente do Legislativo, Juliano Brito Bertolini; delegado Feres Karam, assistente da Seccional; do diretor de finanças da Fundec, Ademir Aranda Pacheco; da procuradora do Estado, chefe da regional Dracena, Daniela Rodrigues; da presidente da subsecção da OAB local Margarete de Cássia Lopes; do presidente do Conseg, Milton Polon; do chefe do PAM, Flávio Borotti, presidente da CAT de Dracena e Rio de Janeiro; oficiais e praças, e representantes da imprensa escrita e falada.

Desde o dia 8 de março de 1979, quando foi instalado oficialmente, em solenidade presidida pelo coronel Juvenal Lopes da Silva, então comandante de policiamento do interior, o Batalhão trabalha em Dracena e na região com o objetivo de oferecer aos usuários serviços de policiamento ostensivo com qualidade, pautando-se na legalidade, nos procedimentos padronizados, na filosofia de Polícia Comunitária e respeito aos direitos humanos, aplicando os princípios da gestão da qualidade, propiciando à população a sensação de segurança em todas as partes no seu campo de atuação.

O tenente coronel Leonardo Cardoso, comandante do Batalhão, leu aos presentes a nota alusiva ao aniversário. Ressaltou entre outras coisas que o Batalhão responde pela segurança e tranquilidade pública de uma parte da população da Alta Paulista, hoje abrangendo mais de 240 mil habitantes distribuídos em 22 municípios, entre Osvaldo Cruz e Panorama. Destacou também as modalidades de policiamento desenvolvidas na região, na prevenção de crimes e manutenção da segurança pública.

O coronel Leonardo lembrou da importância social que tem a filosofia e estratégia do Polícia Comunitária, o Conseg que busca a solução dos problemas, do Proerd que auxilia na formação dos alunos das escolas – que é um sucesso na região – e o Programação de Educação no Trânsito, que ajuda a reduzir as infrações.

“Somos responsáveis pela escolta dos estabelecimentos prisionais, que graças à dedicação de nossos valorosos profissionais de Polícia Militar e ao apoio irrestrito das autoridades envolvidas no processo de administração penitenciária, tem proporcionado sucesso em todas as atividades desenvolvidas. Não posso deixar de mencionar o respaldo profissional e político do coronel Homero de Almeida Sobrinho, comandante do CPI-8. Deixo registrado minha gratidão e parabenizo todos que fizeram e fazem parte desses 31 anos de história do 25º Batalhão”, concluiu o coronel Cardozo.

Na solenidade houve ainda entrega da Láurea de Mérito Pessoal aos policiais que se destacaram no cumprimento do dever, produtividade operacional e abnegação na prestação de serviços preventivos.

As láureas foram entregues do 1º ao 5º graus em bronze, cromado, prateado, dourado e esmaltado. Também foram entregues a medalha de Valor Militar, patenteando por parte do estado o reconhecimento pelos bons serviços prestados pelos agraciados com mais de 10, 20 ou 30 anos na corporação.

Foi entregue ainda a medalha Cruz de Sangue aos policiais militares que, na prática de ação meritória, tenham sido feridos ou falecido no desempenho da função policial militar ou em razão dela. Essa medalha em grau bronze foi entregue ao major Marcelo Antonio Monteiro, sub comandante do Batalhão, que em janeiro de 1989, ficou gravemente ferido ao ser alvejado por um projeto de arma de fogo disparado por criminosos na Zona Leste da Capital Paulista.

Apesar de ter sido considerado tetraplégico pela medicina, o major Monteiro sobreviveu e continua até hoje na carreira militar em Dracena.

O prefeito Célio Rejani e o presidente do Legislativo, Juliano Bertolini enalteceram a importância e a segurança que o Batalhão dá à cidade e à região e parabenizaram a todos pelos 31 anos de atividades.

Na solenidade também foi lida mensagem pelo Dia Internacional da Mulher, do coronel Álvaro Batista Camilo, comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.