A Vigilância Epidemiológica (VE) de Dracena confirmou ontem, 11 casos positivos de dengue na cidade neste ano e 14 exames com suspeitas, aguardando resultados. Os casos são todos autóctones, ou seja, foram adquiridos no próprio município.
Segundo a profissional de informação, educação e comunicação da VE, Roseli Cristiane da Silva, os 11 moradores que contraíram a dengue se recuperaram e passam bem e residem em vários pontos da cidade que incluem a área central, Jardim Jussara, Emílio Zanatta, São Francisco e Vila Lucélia.
Segundo Cristiane, a redução dos casos, além do menor registro de chuvas nesse início do ano em relação ao ano passado, deve-se à contratação de novos agentes para a Vigilância Epidemiológica que possibilitou um trabalho de conscientização com visitas casa a casa, palestras nas escolas, igrejas, distribuição de panfletos e os mutirões de limpeza já realizados. O próximo está previsto para este mês.
NEBULIZAÇÃO – De acordo com Cristiane nos casos suspeitos, a VE realiza um bloqueio em 35 quadras da residência do morador e faz um arrastão nas casas para eliminar focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A nebulização para eliminar o mosquito adulto (alado) é realizada nas imediações das casas dos moradores onde foi constatado o resultado positivo da doença. “O inseticida é cedido pelo Governo do Estado e a nebulização pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) é feita somente nos casos confirmados de dengue, o município não pode adquirir o inseticida para aplicação”, conclui Cristiane.