A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, por meio da Vigilância Epidemiológica, promove a partir de amanhã, 26, mutirão de limpeza para o combate à dengue em Dracena. Os servidores visitarão as residências para localizar e eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue e febre amarela.
A cidade foi dividida em setores para a realização do mutirão. Amanhã, 26, o setor tem início no Setor 1, que abrange a rua Porto Alegre/Magid Zacarias ao Distrito Industrial; Parque Dracena ao Cemitério, passando pelos bairros: Jd. Jussara, Tonico André, Distrito Industrial, Parque Dracena, Jd. Panage, Distrito Industrial José Dancieri, Jd. Das Nações, Distrito Comercial, Vila Itália I e II e parte do bairro Metrópole.
Na terça-feira, 27, as atividades estarão concentradas no setor 2, que envolve a rua Olavo Bilac/Estrada de Ferro a Belo Horizonte e avenida José Bonifácio ao Jardim das Palmeiras, passando pelos bairros: Jardim das Palmeiras I, II, III e IV, Frei Moacir III, São Cristóvão, Jardim Campo Belo, Vila Romana, Jd. América, Jd. Europa, Jd. Vera Cruz, Metrópole e Centro.
Já na quarta-feira, 28, o mutirão de limpeza será no setor 3 – da Estrada de Ferro a Rua Fioravante/ Av. Expedicionários a rua Irradiação. Os bairros atendidos serão: centro, Vila Lucélia, Jd. São Francisco, Jd. Kennedy, Jd. Éden, Pq. Jamaica.
Na quinta-feira, 29, a equipe da Vigilância Epidemiológica percorrerá o setor 4 – do Jd. Brasilândia ao Conj.Virgilio Fioravante; da Rua Irradiação ao Portal dos Girassóis; Conj.Hab. Emilio Zanata, Vitória Régia e Frei Moacir. Os bairros atendidos serão: Jd. Brasilândia, Vila Isabel, Jd.Primavera, Jd. Cristina, Condomínio Eldorado, Jd. Nova Dracena, Jd. Village, C.H. Virgilio Fioravante, C.H. João Vendramini, C.H. Domingos Marques Caldeira, C.H. Waldir B. de Souza, Parque do Bosque, Portal dos Girassóis, C.H. Paulo Vendramin, Nossa Sra. Aparecida e C.H. Emílio Zanata. No mesmo dia, a ação será feita também em Jamaica, Jaciporã e Iandara.
O mutirão termina na sexta-feira, 30, quando as ações serão intensificadas no setor 5 – Rua 9 de Julho a Rua Irradiação e Estrada de Ferro ao Jd. Alvorada, passando pelos bairros: Vila Barros, Jd. Santa Clara, Jd.Alvorada, Vila Godoy, Jd. Ipiranga, Gleba Abolição, Vila Correia, Jd. São Manoel I e II.
COLABORAÇÃO – A Prefeitura reforça o pedido de colaboração da população no sentido de tomar medidas que evitem a proliferação do mosquito, como manter os quintais limpos e eliminar os possíveis criadouros (recipientes com água parada), para evitar risco de epidemia.
Neste ano, a dengue vem aumentando em Dracena, com 63 casos registrados, a partir do dia 1º de janeiro até ontem, 24. Na quinta-feira, 22, à noite, a dona de casa, Maria Lúcia Nunes da Mata, 34 anos, moradora do bairro João Vendramini II, que apresentava sintomas suspeitos de dengue, veio a falecer.
A Secretaria de Saúde orienta a população, no dia que o mutirão estiver sendo realizado no setor de sua residência, a colocar na calçada, utensílios que possam acumular água parada.
São garrafas, isopor, brinquedos, latas, pneus, plásticos, lonas, bacias, bidês, vasos sanitários, caixas de descarga, fogões, sofás, sucatas, entre outros utensílios. (Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura)