Ontem (31) de manhã, na Reges, mais de 100 pessoas participaram do seminário “Todos pelos direitos: deficiência intelectual, cidadania e combate à violência”, realizado pela Apae de São Paulo, em parceria com a Apae Dracena e patrocínio da Petrobras.
Foram abordados temas como violência e violação dos direitos da pessoa com deficiência, com a delegada Maria Ângela Rodrigues; panorama da deficiência com a supervisora do projeto Todos pelos Direitos, Camila Benvenuto; e importância do trabalho em rede para atender as pessoas com deficiência, com a assistente social Sílvia Aline Ferreira.
Camila Benvenuto, da Apae de São Paulo, explicou que o seminário foi elaborado com base nos questionários respondidos pelos participantes de Dracena na primeira reunião de apresentação do projeto Todos pelos Direitos, que visa o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente com deficiência intelectual no estado de São Paulo.
O projeto tem duração de dois anos e ocorre em 46 municípios do Estado, incluindo Dracena. Camila disse que a proposta é mobilizar os municípios para que criem esta rede de proteção, pois pouco se fala da violência contra as pessoas com deficiência, algo que motivou a criação do projeto na Apae de São Paulo. Outras informações sobre Todos pelos Direitos podem ser encontradas no site www.apaesp.org.br/todospelosdireitos