O Ministério do Trabalho lançou nesta sexta (5) na cidade do Samba, no Rio de Janeiro, o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) dos Trabalhadores para a Indústria do Carnaval – Segmento Escola de Samba.

O projeto – pioneiro para o setor – visa à capacitação social e profissional de mais de 9.450 trabalhadores dos estados do Rio de Janeiro (5.000), São Paulo (3.000), Santa Catarina (350), Espírito Santo (600) e Maranhão (500). A meta é de que, ao final do curso, 2.835 educandos sejam incluídos no mercado de trabalho, correspondente a 30% dos trabalhadores beneficiados com a qualificação social e profissional oferecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para atender a demanda da indústria do carnaval, serão oferecidos cursos de cenógrafo, decorador, escultor/aderecista, chapeleiro, confecção de instrumentos, percussão, serralheiro, costureira e marceneiro. As aulas terão duração de 200 horas, divididas entre teóricas e práticas, nos módulo Básico; da Cidadania (40h) e Profissional – Específico (160h).

O valor total do Planseq Indústria do Carnaval é de R$ 7,46 milhões, sendo que R$ 7 milhões são do MTE, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).