A fabricante japonesa de eletroeletrônicos, Sony, registrou um prejuízo de 37 bilhões de ienes (388 milhões de dólares) no segundo trimestre do ano (primeiro trimestre do ano fiscal da empresa). No mesmo trimestre de 2008, a empresa obteve lucro de 35 bilhões de ienes (367 milhões de dólares).
De acordo com o resultado fiscal divulgado nesta quinta-feira (30/7), a Sony apresentou uma queda anual de 19% nas vendas, que somaram 6 trilhões de ienes (16,8 bilhões de dólares) no trimestre encerrado em 30 de junho.
A companhia, que tem passado por uma restruturação nos últimos anos e, mais recentemente, tendo de enfrentado a valorização da moeda japonesa também alertou que espera novas perdas financeiras no segundo semestre fiscal.
A Sony atribuiu a queda nas vendas à recessão econômica em muitos países combinada à valorização do iene – que faz os produtos japoneses ficarem mais caros em outros países. As operações de eletrônicos da Sony registraram perdas em suas três principais divisões. A unidade de produtos e dispositivos de consumo teve queda de 27% nas vendas, principalmente nos segmentos de TVs LCD Bravia e câmeras digitais Cybershot.
A unidade de produtos e serviços ligados em rede – que inclui o console PlayStation e os computadores Vaio – teve queda de 37% nas vendas, especialmente pela diminuição na demanda de PCs e a opção dos consumidores por netbooks de menor custo.
As operações corporativas e de fabricação de discos de armazenamento de dados da Sony apresentaram queda de 28% nas vendas.
Melhores resultados foram obtidos nas divisões de fotos, música e finanças, que apresentaram lucro operacional.
Para o ano fiscal da companhia, que vai de abril de 2009 a março de 2010, a Sony espera uma queda de 6% em sua receita, que deve somar 7,3 trilhões de ienes (76,6 bilhões de dólares) e um prejuízo líquido de 120 bilhões de ienes (1,25 bilhão de dólares).