O bom resultado do Palio em maio (10.469 unidades emplacadas, 1.621 carros a mais que o vice HB20) fez com que a Fiat aumentasse o domínio em vendas no Brasil. No “Mapa da Mina” – seção que Car and Driver traz todo mês e mostra qual marca teve o carro mais vendido em cada Unidade Federativa no período – a fabricante italiana emplacou o compacto em nada menos que 15 estados. Considerando também as vitórias da Strada, são nada menos que 18 “títulos”, dois a mais do que o registrado em abril.
Apesar do crescimento, a Fiat amargou uma derrota expressiva: o Uno foi desbancado pelo Ka como o carro mais vendido de maio em Minas Gerais, terra da sua fábrica. Com isso, a Ford volta a ter suas cores representadas no mapa após “sumir” no mês retrasado.
MUDANÇAS – Já a Volkswagen viu seus carros liderarem em quatro estados, um a mais do que em abril. Somado com a queda da Chevrolet (de três para apenas um), os alemães assumiram a segunda colocação isolada no ranking. A Hyundai perdeu a liderança no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas viu o HB20 tomar do Onix o posto de mais vendido em São Paulo.
A Renault manteve o tradicional domínio com o Sandero no Paraná, onde fica localizada a sua fábrica, mas viu seu “império” diminuir: no resultado mais surpreendente do mês, o Honda HR-V tirou do Sandero o cargo de carro mais bem sucedido no Rio de Janeiro. (Com informações Marcelo Moura/Car And Drive – Uol).