O número total de vítimas atingidas pelas chuvas que caíram no final de semana em Dracena, principalmente a ocorrida na sexta-feira no final da tarde, é de 600 pessoas – entre aquelas de extrema e média necessidade. O prefeito Juliano Bertolini voltou a falar na manhã de ontem, 22, com o Jornal Regional.  

Ele disse que a Defesa Civil do Estado de São Paulo já está atendendo o município e que sua equipe providenciava toda documentação necessária para o decreto de estado de emergência. “Precisamos obter informações técnicas no geral sobre as chuvas, tudo que ocorreu de danos, incluindo imagens terrestres e aéreas do pós chuva”, explicou Bertolini.

O prefeito citou que a prioridade da Assistência Social neste momento é com relação a princípio ao atendimento de 91 famílias que se encontram em extrema necessidade. “Trezentos e cinquenta moradores perderam tudo. Cerca de 200 famílias apresentam necessidades medianas. No total de vítimas – 600 – estão aquelas de extrema e média necessidade”, disse o prefeito.

A Assistência Social do município, de acordo com Bertolini, percorre os bairros mais atingidos da cidade visitando as famílias para verificar as reais necessidades.

Bertolini afirmou que o prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran (PSD), teve por iniciativa própria promover uma campanha na cidade dele para colaborar com as vítimas em Dracena. As cidades de Osvaldo Cruz e Adamantina também se propuseram através de clubes de serviços e lojas maçônicas a enviar ajuda.

Bertolini ainda esclareceu informações que circulam em redes sociais quanto a não colaboração dos dois deputados do PV Reinaldo Alguz e Evandro Gussi, que representam a cidade e região. “Os dois deputados manifestaram seus apoios ainda na sexta-feira à noite a nossa cidade. Infelizmente muitos aproveitam o momento crítico para promover a maldade pura. O próprio Reinaldo está conversando com o governador do Estado para nos ajudar. A Defesa Civil já se encontra na nossa cidade tudo por intermédio dele”, comentou.

Além de Dracena, a Defesa Civil oferece apoio às cidades de Monte Castelo, Nova Guataporanga e São João do Pau D’Alho.

AULAS – O prefeito disse que as atividades nas escolas da rede municipal de ensino serão canceladas durante toda esta semana. Conforme ele, as unidades escolares Waldomiro Machado, João Millan Barbosa e duas creches localizadas nos bairros – Jardim Alvorada e Jardim Brasilândia foram destruídas, sem contar os danos que ocorreram nas demais escolas da rede.

DOAÇÕES – O prefeito ainda ressaltou a importância das doações e aproveitou para agradecer a todos que colaboram de uma forma ou outra. O ponto de doações de alimentos, vestuários, calçados, produtos de higiene pessoal e limpeza agora é na Secretaria Municipal de Cultura – avenida Presidente Roosevelt, 1.533. Quanto a doações de telhas, na Secretaria de Obras que funciona no recinto da Fapidra. Doações em dinheiro podem ser efetuadas através do Banco do Brasil agência 0373-5 conta corrente 20299-1.