Durante entrevista concedida à reportagem ontem de manhã, na sede da 1ª Cia., os majores Sílvio César Saraiva, da coordenadoria de operações do 25º Batalhão da PM; Marcelo Antônio Monteiro, subcomandante, do Batalhão e o tenente Ivan Garcia de Oliveira, que comanda a 1ª Cia. da Polícia Militar de Dracena, avaliaram o número de casos de furtos que aconteceram até ontem na cidade em estabelecimentos comerciais e residências e também falaram sobre o sistema de policiamento montado na cidade. Eles foram conscientes em analisar a situação em que consideram estar sob controle graças ao sistema de policiamento implantado que visa a segurança da população.
Na opinião do major Monteiro o que existe por parte da polícia é manter uma sensação de segurança e tranquilidade, a fim de que o cidadão de bem viva com tranquilidade. Ele explicou que os números de furtos em dezembro é uma consequência desta época do ano, onde o número de pessoas aumenta nas ruas e a circulação de dinheiro é maior.
Monteiro salientou que o policiamento que está em prática na cidade com o uso de todo o efetivo e equipamentos é o ideal para o município. Ele lembrou que a segurança pública é composta de vários subsistemas e que a Polícia Militar é apenas um deles que têm a missão de prevenção de delitos. “A nossa região ainda é privilegiada mesmo com esses índices de furtos. Isso não é um fenômeno local e sim nacional e internacional”, ressaltou o major Monteiro.
De acordo com o subcomandante do Batalhão, o Estado tem feito a parte dele e a população deve colaborar com a prevenção mudando o comportamento com a adoção de medidas de auto proteção.
Major Saraiva que atualmente está no setor operacional do Batalhão disse que o efetivo e as viaturas são distribuídos conforme os índices de ocorrências e para onde o fato acontece e exista a necessidade de prevenção de crimes. Ele acredita que dezembro a situação é diferente dos outros meses com a sensação de aumento de furtos, mas na verdade os números se mantêm estáveis. Saraiva citou o fato de muitos visitantes de fora que estão na cidade que têm hábitos diferentes e não costumam, por exemplo, deixar o carro aberto.
O major afirmou que a Polícia Militar mantém o sistema de distribuição estratégica de viaturas, operações constantes e vários tipos de ações preventivas.
O tenente Ivan, da 1ª Cia. informou que em todos os casos de roubos ocorridos em Dracena neste mês os autores foram identificados e passados à Polícia Civil para a sequência das investigações. Segundo ele, entre os meses de novembro e dezembro, a Polícia Militar efetuou 14 flagrantes entre roubos e furtos no total, sendo três por roubos, na área de Dracena e Junqueirópolis, também com a identificação dos autores, seis flagrante por furtos onde também houve a identificação dos autores.
Sobre a maioria dos casos de furtos em farmácias e estabelecimentos comerciais, o tenente explicou que a ação dos meliantes se deu pelo telhado e em virtude da facilidade das instalações serem em gesso ou de forro sintético e os autores acabaram sendo presos.
De acordo com o tenente, neste mês foi reforçado o policiamento de trânsito, patrulhamento na área central e periférica, policiamento com motos, aumento de viaturas e de policiais e com o apoio do Batalhão, dando a segurança necessária.
Saraiva, Monteiro e Ivan ressaltam que a Polícia Militar está atenta e dinâmica com ações visando evitar novos delitos.
Na manhã de ontem, os majores Monteiro e Saraiva visitaram as instalações do Jornal Regional e aproveitaram para reafirmar que a situação do número de furtos na cidade é tranquila.