Sete voluntários de Pirapozinho participaram, entre os dias 2 e 3, de capacitação promovida pelo 14º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar. Após as aulas, ministradas pelo Sargento Marcos Bratifisch, os participantes fizeram uma prova da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e obtiveram a certificação para implantar uma Brigada de Incêndio na cidade.

Através de vídeos, fotos e apostilas, os participantes, junto com voluntários de Sandovalina e Tarabai, aprenderam como apagar pequenos focos de incêndio em coberturas vegetais. “O papel da brigada é dar o primeiro atendimento à área, até a chegada dos bombeiros, caso seja necessária”, afirma o engenheiro ambiental Alberto Horst Krimmer Neto. Eles também conheceram os equipamentos e veículos utilizados pela corporação.

A implantação do órgão está prevista para o próximo ano. “Neste momento, estamos preparando a documentação necessária e cotando os equipamentos necessários, como abafadores, bombas costais, facões, enxadas, máscaras, bem como equipamentos de segurança”, adianta o prefeito Marcos Brambilla, que também pretende colocar em funcionamento a Guarda Municipal e Defesa Civil.

Para ele, a brigada será de grande importância e ajudará a suprir uma deficiência da cidade. “Não temos Corpo de Bombeiros, mas agora teremos um socorro rápido caso surja alguma ocorrência. Com certeza, grandes tragédias serão evitadas e a população estará mais segura”, diz.

(Com Assessoria de Imprensa)