O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina) lançado nesta segunda-feira mostrou que nenhum dos seis modelos avaliados no Brasil atingiu o grau máximo de segurança. No país, a entidade é representada pela Proteste Associação de Consumidores.

Mesmo os carros mais bem avaliados, com airbag, apresentaram ressalvas em relação a riscos de lesões em motoristas e passageiros. Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo que simulava outro automóvel (veja resumo abaixo).

O Toyota Corolla recebeu a maior nota no teste, com quatro das cinco estrelas possíveis na avaliação para ocupantes adultos. Já na classificação para crianças conseguiu apenas uma estrela, a menor pontuação entre todos os veículos avaliados — todos os demais conseguiram duas estrelas. A carroceria se manteve estável durante o impacto frontal e o assoalho permaneceu íntegro.

Esse veículo e o Chevrolet Meriva foram escolhidos por terem similares na Europa, embora com versões mais antigas no Brasil. Para o Corolla, o resultado foi semelhante em ambos os testes, de acordo com Jean-Marie Mortier, coordenador do Latin NCAP. Já o Meriva vendido na Europa “teve uma avaliação um pouco melhor” porque possui itens de segurança mais modernos.

O pior desempenho foi observado no Geely, marca chinesa que ainda não é vendida no Brasil, que não obteve nenhuma estrela.

Os outros veículos avaliados foram Fiat Palio, VW Gol e Peugeot 207, escolhidos por serem feitos no Brasil ou na Argentina e apresentarem vendas representativas e terem versões com e sem airbags.

Mortier destaca a importância do consumidor ter acesso a essas informações “para escolher um automóvel seguro e poder pressionar os fabricantes a melhorar esses carros”. Ele ressalta ainda que os brasileiros devem se preocupar não apenas com os acessórios para melhorar o conforto –como ar-condicionado e direção hidráulica– mas também com os itens de segurança ao comprar um automóvel.

Para ele, quando esses itens passarem a ser mais demandados, o preço deve cair pelo ganho de escala e vão influenciar menos no valor final do carro.

A partir de 2014, todos os veículos terão de sair de fábrica com freios ABS e com airbags, de acordo com regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

OUTRO LADO

Em nota, a Anfavea (associação do setor) afirma que “as montadoras, ao produzir seus veículos e comercializá-los, cumprem integralmente os requisitos legais, observando inclusive as disposições legislativas que regem a matéria”.

No caso específico da regulamentação dos impactos frontais contra barreira, completa o comunicado, “o Brasil estabeleceu os requisitos exigidos, através do Contran”. “Esses requisitos são baseados na regulamentação europeia/americana, dado que as mesmas constituem as vertentes normativas, em termos de segurança veicular.”

“Com relação a testes comparativos de produtos comercializados em mercados diferentes, portanto, com exigências legais diversas, deve-se ponderar as avaliações, sob pena de realizar-se uma análise equivocada com relação ao desempenho de cada produto.”

RESUMO DOS TESTES

Geely CK 1 1.3 sem airbagszero estrelas
Proteção pobre para o motorista na maior parte do corpo e destruição significativa da carroceria do veículo durante o teste.

Fiat Palio ELX 1.4 sem airbags uma estrela
Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor.

Fiat Palio ELX 1.4 com airbagstrês estrelas
Proteção para o peito do motorista é apenas tolerável. Cadeirinha recomendada é incompatível com o sistema de cintos.

VW Gol Trend 1.6 sem airbagsuma estrela
Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor.

VW Gol Trend 1.6 com airbags — três estrelas
Airbags oferecem boa proteção para a cabeça, porém o joelho do motorista pode sofrer com impacto com estruturas do veículo.

Peugeot 207 Compact 5p 1.4 sem airbagsuma estrela
Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor.

Peugeot 207 Compact 5p 1.4 com airbagsduas estrelas
Airbag foi incapaz de evitar que o peito do motorista se chocasse com o volante do veículo.

Chevrolet Meriva GL Plus com airbagstrês estrelas
Durante o impacto, o porta malas abriu, colocando os passageiros sob risco de ejeção. A cadeirinha infantil foi incapaz de evitar o avanço do ocupante no momento do impacto.

Toyota Corolla XEI com airbagsquatro estrelas
Boa proteção para adultos, embora haja risco para os joelhos. A cabeça do manequim infantil entrou em contato com as costas do banco do condutor durante o impacto.