O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável pelo policiamento em 22 municípios da região de Osvaldo Cruz a Panorama, intensifica as ações operacionais para os festejos de réveillon. Também orienta as pessoas a colaborar com a própria segurança tomando algumas medidas preventivas.

Para quem for viajar, a dica é deixar portas, janelas e portões trancados; informar a um vizinho de confiança sobre a viagem e, se possível, deixar as chaves da casa com este vizinho, solicitando que ele apague as luzes da residência durante o dia, recolha as revistas, jornais e sujeiras do quintal da residência, evitando que a casa fique com aspecto de inabitada.

Os vizinhos devem acionar a Polícia Militar caso vejam pessoas em atitude suspeita pelas imediações, alguma movimentação de pessoas ou ouçam algum barulho no interior da residência no período da viagem. A política da boa vizinhança é uma das formas de prevenir os furtos.

A Polícia Militar mantém o serviço de “Vigilância Especial”, que é um patrulhamento direcionado a residências cujos moradores estejam viajando. Para solicitá-lo, basta se dirigir a uma base da Polícia Militar.

OUTRAS DICAS – Denúncias de atitude suspeita ou práticas criminosas podem ser feitas pelo telefones 190 (Polícia Militar/Emergência), 197 (Polícia Civil) e 181 (Disque Denúncia), não é preciso identificar-se. É importante que ao ligar o denunciante informe o local onde está ocorrendo o delito, número de pessoas envolvidas, características físicas e das vestes, se estão portando armas e em qual direção os suspeitos fugiram.

VEÍCULOS – Não deixar as chaves do veículo no contato, trancar ou travá-lo sempre que sair, mesmo nas ausências curtas; sempre estacionar em locais movimentados e bem iluminados. Não deixar objetos de valor expostos no interior do veículo e remover a frente do toca-CD. Evitar ficar conversando ou namorando no interior do veículo estacionado, principalmente se for em local afastado. Tranque o veículo, mesmo na garagem de casa.

AGLOMERAÇÕES – Em locais com aglomeração de pessoas evitar levar bolsas, objetos valiosos como jóias, dinheiro. Identificar as crianças com pulseiras, crachás e orientá-las em caso de se perderem a procurar um policial militar.

Cuidado durante atrações públicas. Permaneça atento, evitando a ação de criminosos. Desconfie de empurrões e esbarrões; evite levar garrafas de vidro, mas se levar descarte-as em local apropriado, pois essas podem se tornar armas, em mãos erradas.

Durante a queima de fogos permaneça em local seguro; se beber não dirija, preserve vidas, inclusive a sua. No caso de qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente a Polícia Militar