O governador Geraldo Alckmin entregou 709 viaturas para a Polícia Civil na segunda-feira (2). A cerimônia aconteceu na Praça Charles Muller, em frente ao estádio do Pacaembu, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto. No total, foram investidos R$ 36,8 milhões. As viaturas serão distribuídas para todas as regiões e departamentos da Polícia Civil no Estado.
“Estamos entregando 709 viaturas zero km para a Polícia Civil, uma parte caracterizada e outra para investigação. Trabalho importantíssimo de Polícia Investigativa e Polícia Judiciária”, ressaltou o governador.
Das 709 viaturas entregues, 409 são descaracterizadas, ou seja, não têm os grafismos característicos da polícia e são usadas para o trabalho investigativo. Na solenidade, 132 Blazers caracterizadas, de um total de 300 compradas, foram levadas à Praça Charles Muller. O restante já está nas delegacias.
O uso das viaturas na Polícia Civil é voltado às atividades de polícia judiciária (investigação). Os recursos foram divididos com base em uma planilha de distribuição.
Para o Departamento que comanda as delegacias da Capital (Decap), irão 202 viaturas; para a região da Grande São Paulo, 80; para o interior, serão destinadas 296 viaturas; 35 serão do DHPP; 30 do Deic; 20 do Denarc, 10 do Dird, 8 do Dap, 10 viaturas do DPPC e 2 para a Acadepol. Além dessas, 16 ficarão sob reserva estratégica da Delegacia Geral de Polícia, aguardando possíveis reposições.
No interior, a região de São José dos Campos receberá 30 viaturas; a de Campinas, 37; Ribeirão Preto, 37; Bauru, 30; São José do Rio Preto, 35; Santos; 35; Sorocaba, 30; Presidente Prudente, 30 e Piracicaba, 32.
SECCIONAL DE DRACENA – Ontem de manhã, o delegado seccional de Polícia de Dracena, João Paulino da Silva, disse que ainda não está confirmado oficialmente, mas a cidade deve receber três novas viaturas. Segundo ele, as novas viaturas virão reforçar a frota atual para o policiamento na área.
João Paulino ressaltou que uma das novas viaturas vai ser utilizada na Delegacia de Investigações Gerais (Dig), a outra na Delegacia Seccional e a terceira, em setor ainda não definido. Na semana passada, a Dig recebeu uma nova viatura nas cores preta e branca.
MAIS POLICIAIS – O delegado João Paulino afirmou também que comenta-se, extra-oficialmente, que Dracena deve receber cinco novos investigadores de polícia. Eles virão amenizar um pouco o déficit de contingente policial na área da Delegacia Seccional.