O 18º Batalhão (18º BPM/I), com sede em Presidente Prudente divulga os procedimentos para rastrear seu aparelho de telefonia celular que foi furtado ou roubado.
Devido ao grande número de aparelhos celulares em circulação, alguns deles de alto valor econômico, não são raros os casos de furto ou roubo desses aparelhos, apesar de os números referentes a crimes contra o patrimônio estarem em queda em nossa região.
Cabe ao poder público inibir as práticas criminosas, porém, atitudes preventivas e que proporcionem meios para que a polícia chegue aos autores e recupere os produtos furtados também são muito importantes e cabem à população em geral.
Todos os celulares GSM (que tem chip) têm um registro de série único. Esse dispositivo se chama código “IMEI” (International Móbile Equipment Identity). É como se fosse um número patrimonial do aparelho.
Só os donos do aparelho podem ter acesso ao código. Para obtê-lo digite: *#06#, só isso, e
NÂO pressione “SEND”. Na tela aparecerá o código IMEI. Anote e guarde em local seguro.
Caso seja vítima de furto ou roubo do aparelho, ligue para a sua operadora, bloqueie a sua linha e registre o BO/PM (Boletim de Ocorrência da Polícia Militar), constando todos os dados do aparelho furtado ou roubado, inclusive o código IMEI. Esse procedimento vai facilitar a identificação do proprietário dos aparelhos caso o celular seja apreendido em alguma abordagem ou operação policial e o criminoso será indiciado por furto/roubo ou até mesmo por receptação, o que tende a desestimular as práticas criminosas.