O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Tupi Paulista realizou na quarta-feira (24), a sua penúltima reunião ordinária do biênio 2011/1013. De acordo com o presidente da entidade comunitária, Newton Aparecido de Matos, vários assuntos relacionados à ordem pública foram objetos de discussão nesta reunião.

O delegado Adérson Moises Viera, o sargento Silis e o tenente Cavalari representaram as polícias Civil e Militar do município. Os debates foram acompanhados pelos alunos e professores do CENE, no plenário do Legislativo Municipal. Maria Joana Gava (Zinha) secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social também participou do encontro. Ela pediu apoio das autoridades de segurança do município em relação à presença e o comportamento de pessoas ambulantes na cidade. “As famílias precisam estar atentas a certas situações reforçando inclusive a segurança dos seus imóveis”.

O representante da equipe de Vigilância Epidemiológica do município, Jairo dos Santos Silva denunciou a questão da falta de consciência e de compreensão por parte de alguns moradores da cidade. Ele citou que um dos problemas mais graves que a equipe tem enfrentado no município está relacionado à resistência de alguns moradores.

Para o agente em alguns casos os profissionais chegam a serem mal tratados durante o exercício da profissão, dificultando muito o trabalho da equipe no desempenho de suas funções.

Silva informou ainda que em apenas um quarteirão visitado foi detectado a presença de 150 focos de larvas do aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da Dengue. Atualmente a cidade registra 65 casos suspeitas da doença, a maioria importados.