A Prefeitura de Dracena está concluindo nesta semana os estudos feitos por todos os setores de segurança pública que mostram os locais onde há grande fluxo de pessoas que precisam da instalação de câmeras de segurança. Participaram das reuniões, os representantes de órgãos como o Conseg, Comutra, OAB, Polícia Militar e algumas secretarias municipais. 

A informação foi dada ontem (15) à tarde, por Mario Buccironi, que é o chefe do setor de obras do município e secretário do Comutra.
Ele explicou que o Governo Federal através do Ministério das Cidades libera recursos aos municípios especificamente para a aquisição de câmeras de monitoramento de segurança.
Buccironi disse que primeiro a Prefeitura envia o pedido com as prioridades e este é encaminhado ao Ministério. Uma vez aprovado, posteriormente é elaborado o projeto com os pontos críticos, onde as câmeras devem ser instaladas e as justificativas desta necessidade, inclusive com fotos.
As câmeras seriam instaladas não só na área central, mas em todo o perímetro urbano, inclusive em praças e nas saídas da cidade.
Os pontos críticos que foram inseridos no pedido ao Ministério das Cidades foram definidos através de consultas junto à Polícia Militar.
Mario Buccironi disse que na realidade não existe um número exato de câmeras a serem instaladas em Dracena, porém seria uma quantidade suficiente para dar cobertura em toda a cidade.
O pedido de recursos para a aquisição dessas câmeras tem como prazo final para ser enviado até a próxima segunda-feira (20), ao Ministério das Cidades, que será o responsável pela análise e aceitação ou não. “Trabalhamos a semana toda ouvindo as opiniões de todas as áreas dos setores de segurança e já finalizamos o pedido que será assinado pelo prefeito José Antonio Pedretti”, afirmou Buccironi. .
As câmeras de monitoramento comunitário que Dracena está reivindicando já foram instaladas em Presidente Prudente, num total de dez.
De acordo com Mario Buccironi esse monitoramento vai ajudar a questão de segurança dos usuários e até mesmo no trânsito.