Integrantes do MST da Base e do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast) invadiram quatro fazendas na manhã desta segunda-feira (3), no Pontal do Paranapanema. Com o apoio de sindicatos rurais ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), cerca de 600 militantes foram mobilizados para as ocupações. Os grupos querem a destinação de terras para assentamentos.
Quase ao mesmo tempo foram invadidas a Fazenda Floresta, em Marabá Paulista, a Fazenda Esperança, em Iepê, a Fazenda Santa Maria, em Rancharia, e a Fazenda Pauliceia, em Rinópolis.
De acordo com o coordenador do MST da Base, Luciano de Lima, as áreas foram consideradas improdutivas, mas o governo demora para transformá-las em assentamentos.
No domingo (2), cerca de 300 integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram a Fazenda Santo Henrique, da indústria de suco de laranja Cutrale, em Borebi, centro-oeste do Estado.
Advogados da empresa devem entrar nesta segunda-feira com pedido de reintegração de posse. A área já havia sido invadida outras três vezes. (Com José Maria Tomazela, Estadão)