O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou ontem (5) de manhã, no auditório do campus da Unesp em Dracena, a solenidade alusiva aos 81 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorada com o feriado no dia 9 de julho no estado de São Paulo.
A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho e outubro de 1932, onde o Estado visava à derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil.
Foram apenas três meses, onde as tropas federais que eram mais numerosas e bem equipadas, pois utilizavam aviões para bombardear cidades do interior paulista, 35 mil homens de São Paulo enfrentando um contingente de 100 mil soldados.
Os revoltosos esperavam a adesão de outros Estados, o que não aconteceu. Então, São Paulo, exaurido militarmente, viu-se obrigado, a 2 de outubro de 32, a selar a paz. Após três meses de luta, os paulistas se renderam.
Prisões, cassações e deportações se seguiram à capitação. Estatísticas oficiais apontaram 830 mortos. Contudo, estima-se que milhares de brasileiros perderam a vida em defesa dos princípios democráticos e da soberania do povo brasileiro.
Embora derrotados, os paulistas conseguiram alcançar alguns objetivos. Entre eles, a Constituição que acabou sendo promulgada em julho de 1934, trazendo alguns avanços democráticos e sociais para o País, e nesta data fazemos memória daqueles companheiros que tombaram pela honra do ideal democrático por fim alcançado.
A solenidade do Batalhão foi marcada pela leitura de nota alusiva a data, e por momentos culturais como as homenagens feitas aos soldados constitucionalistas de 1932, fazendo menção aos fatos históricos da época. No ato que contou com a presença de familiares foram feitas justas homenagens aos policiais militares que se destacaram no cumprimento do dever. Eles receberam como reconhecimento a medalha de valor militar e láurea de mérito pessoal. Também foi entregue o diploma de policial destaque do mês de toda a área do Batalhão onde estão três companhias, ao cabo Ezequiel Nascimento que trabalha na área da 3ª Cia. de Osvaldo Cruz.