Assessoria de Imprensa – Secretaria de Administração Penitenciária
Reeducandos de 22 unidades prisionais do estado participaram da primeira fase da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), um projeto que visa estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área. Cerca de 18,7 milhões de alunos de escolas públicas de todo o país foram inscritos na competição – destes, 1,4 mil são detentos de presídios pertencentes à SAP.
A disputa é divida em nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental), nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental) e nível 3 (ensino médio). No dia 4 de junho, uma prova contendo 20 questões objetivas foi aplicada nas escolas. A correção foi feita por professores de cada instituição, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Obmep. Até 18 de junho, as unidades de ensino enviaram os cartões resposta dos alunos classificados para a segunda fase da competição. Um total de 197 sentenciados foram aprovados para a próxima etapa – realização de prova discursiva, que será aplicada em 14 de setembro.
Ao final da olimpíada será concedida premiação a alunos, professores, escolas e secretarias municipais. Os estudantes poderão receber medalhas, certificados e oportunidades em programas de iniciação científica. Para os alunos das unidades prisionais, mais importante que o prêmio é a chance de superar obstáculos.
As unidades participantes da região são – Penitenciária “ASP Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena; Penitenciária de Junqueirópolis; Penitenciária de Tupi Paulista e Penitenciária Feminina de Tupi Paulista.