No último dia 4, durante fiscalização ambiental na Fazenda Reunidas, Bairro São Pedro em Presidente Venceslau, uma equipe do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental com sede em Presidente Prudente avistou seis gaiolas penduradas na parede externa da residência. Em contato com o proprietário, o mesmo informou que mantinha as aves em cativeiro para apreciar seu canto. Como não possuía autorização do órgão competente, foi autuado em R$ 8.000,00 por manter em cativeiro três canários da terra, dois pássaros pretos, um inhapin e um coleiro do brejo. 

Em seguida foi questionado ao infrator se ele possuía arma de fogo no interior da residência, onde respondeu que sim. Após autorizar a entrada da equipe, foi localizada uma carabina calibre 22, uma cartucheira calibre 32 e uma carabina calibre 38, além de trinta e seis cartuchos de vários calibres, pólvora e espoletas.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão em flagrante ao envolvido por porte ilegal de arma de fogo, sendo conduzido à Delegacia de Polícia local, onde foram tomadas as medidas cabíveis.
As aves, por estarem em estado bravio, foram soltas em seu habitat natural, com exceção do coleiro do brejo, que por apresentar sinais claros de domesticação foi encaminhado a Associação Protetora dos Animais Silvestres (APASS) no município de Assis.