A Semana Nacional de Trânsito 2013 (SNT) que começa hoje, 18, e prossegue até o próximo dia 25, quarta-feira, tem como tema: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito”. O objetivo é conscientizar o motorista e reduzir o número de acidentes graves, causados por condutores sob o efeito do álcool ou outras drogas.
A Semana de Trânsito está instituída no artigo 326 Código de Trânsito Brasileiro (CNT) e mesmo com a mudança na lei seca, impondo ao condutor sob efeito do álcool, multa de até R$ 915, as ocorrências desse tipo de infração continuam sendo registradas acentuadamente em todo o País.
Em Dracena, dados da Polícia Civil confirmam que foram registrados entre os meses de junho até os primeiros dias de setembro, 15 ocorrências de flagrantes de embriaguez ao volante. No mês de junho foram três flagrantes, nos quais, os condutores pagaram fianças e foram liberados. As fianças, segundo informações na Polícia Civil foram em torno de R$ 700, cada.
Em julho, foram dois casos em que os motoristas também pagaram fianças e foram soltos. Agosto foi o mês que teve mais registros da infração de embriaguez, oito no total. Seis condutores pagaram as fianças e dois ficaram presos no momento do flagrante e neste mês, até a data de ontem, dia 17, foram duas ocorrências em que os autores pagaram fianças.
MORTES NO PAÍS – Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Brasil, morrem por ano, 43 mil pessoas, vítimas de acidentes de trânsito.