A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Dracena está emitindo alerta aos seus associados em relação ao recebimento e pagamento de boletos bancários.
Segundo a gerente administrativa da ACE local, Rosana Valcezi, caso o empresário receba algum boleto emitido pela Associação estadual ou nacional não deve ser efetuado o pagamento. “Os empresários só pagam alguma taxa desde que sejam filiados a Associação Comercial de sua cidade”, diz.
Rosana enfatiza que somente este mês, quatro empresários da cidade caíram no golpe devido à falta de informação. “Esse golpe sempre existiu, só que até então era emitido uma vez por ano, agora está sendo uma vez por mês e muitos empresários acabam caindo. O problema é que não é ressarcido depois e o valor pode chegar a mais de R$ 200. Sempre alertamos nos boletins emitidos mensalmente aos nossos associados”, explica.
Em abril, o Banco Central do Brasil emitiu circular regulamentando o envio de boletos bancários. Pelas novas regras, propostas de associação, contrato civil, oferta de produtos e serviços só poderão ser enviados com a anuência do pagador.
Detalhe importante é que, o documento terá o nome padronizado e deverá informar que o seu pagamento é facultativo. Com a medida, consumidores e empreendedores serão protegidos de pagamentos indevidos.
SERVIÇO – Em casos de dúvida, a orientação é que o empreendedor entre em contato com o contador ou na própria Associação local pelo telefone (18) 3821-8811.