O movimento FNL – Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade, grupo dissidente do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, invadiu na noite do último sábado, 1º, uma propriedade rural em Dracena, no bairro Iandara, durante a mobilização denominada ‘Carnaval Vermelho’. A propriedade é particular e trata-se da Fazenda Santa Luzia das Marrecas.
O líder da invasão, Antonio Carlos Massuia, afirmou a Polícia Militar que pelo menos 50 famílias participaram da invasão, porém na tarde de ontem, 3, em contato com um dos policiais, a reportagem foi informada que cerca de 30 pessoas estavam no local. Os invasores ergueram 11 barracos de lonas plásticas improvisados.
Apesar da invasão, a PM informou que o grupo permanecia no local pacificamente, não havendo confrontos e nem danos ao patrimônio da propriedade.
Os integrantes do movimento teriam dito a Polícia, que somente deixarão o local por meio de uma determinação judicial, neste caso, a reintegração de posse.
O site do jornal “Estadão”, publicou na tarde do domingo, 2, que chegava a 21 o número de fazendas invadidas por grupos sem-terra na região do Oeste Paulista até a data o final de semana passado.