O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) autuou vários caminhões por irregularidades, durante operação de fiscalização realizada na quinta-feira, 10, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-94), em Adamantina.
A ação teve o apoio da Polícia Militar Rodoviária e objetivou fiscalizar os tacógrafos de veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 quilos (caminhões de carga em geral ou de produtos perigosos).
Foram identificadas irregularidades em nove dos 30 caminhões fiscalizados, ou seja, em 30% dos veículos. Em todos os casos o problema era a não verificação do equipamento considerado fundamental para a segurança nas estradas.
Os responsáveis pelos veículos irregulares foram autuados e têm o prazo de 10 dias corridos para apresentar defesa junto ao Ipem. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 5 mil.
A ação integra a operação que acontece em todo o Estado para identificar se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente.
O tacógrafo também conhecido como “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares é responsável por registrar informações do percurso, tais como velocidade desenvolvida pelo veículo, distância percorrida e o tempo de direção sem paradas, além de permitir a elaboração de laudos técnicos em caso de acidentes.
Só no primeiro bimestre deste ano foram fiscalizados mais de 1.886 veículos, sendo 302 (16%) autuados. No ano passado, o órgão fiscalizou 10.462 veículos, sendo 16,98% dos condutores autuados por irregularidades.