São Paulo ganhou na última quarta-feira, 16, o Detecta, o mais novo e importante aliado para na segurança pública no Estado de São Paulo. Desenvolvido pela Microsoft, o software já utilizado para monitorar as ruas de Nova Iorque desde 2007, sendo uma ferramenta de tecnologia de ponta, que ajudará no patrulhamento, investigação, planejamento de combate a crimes e identificação dos padrões de delitos em localidade.
Esta é a primeira vez que esse modelo de alarme sai dos Estados Unidos e será implantado em todo o Estado. A expectativa é de que o Detecta esteja em operação entre 90 a 120 dias.
Alertas automáticos serão emitidos para ajudar no trabalho policial, o que permitirá que PM’s e policiais civis recebam informações de inteligência sem que seja necessário operar o sistema a todo momento.
O sistema poderá ser acessado através de tablets e smartphones, integrando todas as câmeras de vídeo do Estado, da prefeitura de São Paulo, da sociedade civil e banco de dados.
O software é inteligente, integrando dados, buscas e alarmes, sendo considerado um grande passo e uma inovação.
O sistema pode ser configurado para localização de suspeitos, veículos e objetos, por meio sensores de leitura de placas ou por câmeras. No caso de uma pessoa procurada, toda vez que novas características desse indivíduo forem inseridas em algum dos sistemas das polícias, um alerta será emitido e apresentará o histórico completo.
As investigações ganharão agilidade no acesso e no cruzamento de informações. Será possível, por exemplo, fazer buscas de um determinado nome e localizar em um mapa todas as ocorrências relacionadas a ele.
O sistema representa uma ferramenta indispensável para o avanço da segurança pública em termos de sistema de inteligência e investigação rápida, em tempo real.
O sistema relaciona crimes a pessoas, coisas ou veículos, dando sustentação ao trabalho policial.