De acordo com levantamento de dados estatísticos junto ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, nos cinco primeiros meses deste ano, Dracena manteve a média de ocorrências policiais, quando comparado ao mesmo período do ano passado, com baixas oscilações.
As estatísticas ajudam no planejamento das forças de segurança e a monitorar as tendências criminais.
De janeiro a maio de 2013, 613 ocorrências de diversas naturezas foram atendidas pelas polícias no município. Já no mesmo período deste ano, foram 581, um leve recuo, porém permanecendo dentro da média.
As ocorrências de furtos são as campeãs de janeiro a maio do ano passado e de 2014, totalizando respectivamente 301 e 235 nos dois períodos. Em seguida, os registros de lesão corporal culposa por acidente de trânsito, registram a segunda colocação no ranking, como 138 ocorrências em 2013, menor que os 188 deste ano.
As ocorrências de lesão corporal dolosa assumem a terceira colocação. No ano passado, foram 126. Já neste ano, foram 120 registros desta natureza.
Houve ainda, uma ligeira queda nas apreensões de entorpecentes, se comparado aos cinco primeiros meses de 2013 e 2014. No período do ano passado, as polícias realizaram 35 apreensões de drogas em Dracena, enquanto neste ano, foram 26.
Os furtos de veículos também se mantiveram na média. Foram 11 em 2013 e 12 neste ano. Ressaltando que no ano passado, as ocorrências desta natureza passaram a acontecer somente a partir de março, enquanto neste ano, ocorreram de janeiro a maio.
Os roubos, incluindo os de veículos também tiveram ligeira alta, de sete em 2013, para nove neste ano.
Não houve registros de latrocínio (roubo seguido de morte) nos meses iniciais de 2013, porém neste ano, um caso desta natureza foi notificado à polícia em março. Um homem foi morto na cidade ao tentar se defender de tentativa de roubo a sua residência; duas pessoas acabaram presas.
Vale novamente ressaltar, que as estatísticas compreendem todas as ocorrências registradas pelas polícias Civil e Militar de janeiro a maio de 2013 e 2014.