Na terça-feira, 10, foi realizada reunião entre representantes da Funap e da Fundec, com o propósito de alinhar o formato do projeto de qualificação de detentas do sistema prisional do Estado de São Paulo. Contou com a presença do diretor de Atendimento e Promoção Humana, Fernando Gomes de Moraes, que detalhou como serão conduzidas as atividades nas penitenciárias de todo o Estado de São Paulo e foram esclarecidos alguns tópicos do contrato que deverá ser assinado em breve.
“Vamos começar o programa no início do segundo semestre deste ano. Ter a Fundec como parceira é fundamental para o êxito do projeto”, comentou o diretor.
Serão ofertados cursos de formação iniciada nos eixos de gestão, negócios, hospitalidade, confecção, vestuário, informática e economia solidária.
Os cursos serão ofertados nas penitenciárias femininas de Araçatuba/Mirandópolis, Bauru, Campinas, São Paulo (capital e Vale), Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sorocaba e Tupi Paulista, nos regimes fechado, semiaberto, provisório e medida de segurança.
Cada curso terá duração de 60 horas e será ofertado pela unidade CEP/UME, mantida pela Fundec. O objetivo é contribuir para a inclusão das pessoas em privação de liberdade, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho. As detentas inseridas no programa receberão qualificação profissional em vários módulos. Edson Kai disse que esta é uma conquista histórica para a Fundec, que se consolida como um dos principais parceiros do Governo do Estado de São Paulo.
“A Fundec com suas ações sociais reafirma a responsabilidade na formação humana e cidadã das pessoas, levando educação para que tenham novas oportunidades e um futuro melhor”, afirmou Kai.