Com sete votos favoráveis, Francisco Eduardo Aniceto Rossi (PR), foi eleito presidente da Câmara de Dracena para o biênio 2015-2016. A eleição da nova Mesa Diretora e Comissões ocorreu terça-feira, 16, às 20h, em sessão especial do Legislativo.
Como vice-presidente foi eleito Claudevi Oliveira da Silva Júnior (Juninho do Esporte – PV), com oito votos; 1º secretário, Rodrigo Rosseti Parra (PSB), com nove votos e 2º secretário, Ailton Oscar Lorensetti (PSB), nove votos.
A posse da nova Mesa Diretora, a última da atual legislatura será no dia 1º de janeiro.
Também obtiveram votos para o cargo de presidente, os vereadores Milton Polon (PPS), três votos; Rodrigo Parra, um voto; Kielse Munis, um voto e Ailton Lorensetti, um voto.
Em eleição com votos abertos, na qual o vereador pode votar em si próprio para um dos cargos da Mesa, Rossi conseguiu os apoios de Juninho do Esporte, Divanir Ledo dos Santos (PV), Francisco Rossi, Juliano Brito Bertolini (PV), Moacir Shoiti Kanezawa (PV), Moisés Antonio de Lima (PTB) e Pedro Gonçalves Vieira (PSD).
Polon teve os votos de Luiz Rodrigues Coelho (PTC), Rodrigo Castilho Soares (PSD) e Milton Polon. Já Rodrigo Parra teve o voto de Lorensetti; Kielse teve o seu próprio e Lorensetti, o de Parra.
As dependências da Câmara ficaram lotadas para a sessão presidida por Moisés Antonio de Lima. A votação na tribuna, em ordem alfabética dos vereadores teve início às 21h.
Particularidades chamaram a atenção na eleição, como a votação em bloco nos mesmos nomes e cargos pelos vereadores Juninho do Esporte, Divanir Ledo, Francisco Rossi, Juliano Bertolini, Shoiti Kanezawa, Moisés Antonio de Lima e Pedro Gonçalves Vieira (Pedro Trabuco).
Os sete optaram por Rossi (presidente), Juninho do Esporte (vice-presidente), Parra (1º secretário) e Lorensetti (2º secretário), demonstrando acordo que antecedeu a votação.
Kielse Munis votou em si para presidente e se absteve dos votos para vice-presidente, primeiro e segundo secretários.
COMISSÕES – Após a eleição da nova diretoria da Câmara, os vereadores escolheram os membros das cinco Comissões permanentes da Câmara nos próximos dois anos, Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas; Saúde e Assistência Social; Educação, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.
Cada Comissão é composta por três vereadores, que ocupam os cargos de presidente, vice-presidente e membro.
Para a Comissão de Justiça e Redação, foram eleitos, Moisés Antonio de Lima (presidente), Rodrigo Parra (vice) e Juliano Bertolini (membro).
Finanças e Orçamento: Ailton Lorensetti (presidente), Pedro Gonçalves Vieira (vice-presidente) e Divanir Ledo (membro).
Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas: Shoiti Kanezawa, Kielse Munis (vice-presidente) e Rodrigo Castilho (membro).
Saúde e Assistência Social: Juninho do Esporte (presidente), Milton Polon (vice-presidente) e Ailton Lorensetti (membro).
Educação, Cultura, Esporte e Meio Ambiente: Pedro Gonçalves Vieira (presidente), Juninho do Esporte (vice-presidente) e Luiz Coelho (membro).