Em seu discurso, logo após ser eleito para presidir a Assembleia Legislativa nesse domingo, 15, para o biênio 2015-2016, o deputado Fernando Capez (PSDB) deu o tom do que deve ser a preocupação principal da nova Mesa Diretora da Assembleia, formada também pelo primeiro secretário, Enio Tatto (PT), e pelo segundo secretário, Edmir Chedid (DEM). 
O órgão comanda todas as atividades administrativas e parlamentares da Alesp. 
Os deputados foram unânimes em seus discursos ao defender ações pela valorização do Legislativo paulista. Ao fazer uma análise do momento de crise de confiança por qual passam as instituições, Capez conclamou seus pares a se unirem com o objetivo de resgatar para a Assembleia Paulista o seu protagonismo original. 
Capez lembrou sua vivência junto ao Ministério Público, como Procurador de Justiça, em que aprendeu o valor de fatores como a união, a seriedade na conduta, a eficiência do resultado, a consecução das metas institucionais e a comunicação adequada com a sociedade. Prometeu assentar sua gestão em dois pilares: a austeridade e a eficiência. 
MULHERES VICES-PRESIDENTES – Após a eleição do presidente e dos 1º e 2º secretários, os deputados votaram os ocupantes dos demais cargos da Mesa Diretora. As quatro vice-presidências foram ocupadas, em ordem, por Maria Lúcia Amary (PSDB), Analice Fernandes (PSDB), Jooji Hato (PMDB) e Antonio Salim Curiati (PP). Adilson Rossi (PSB) foi escolhido para o cargo de 3º secretário e Afonso Lobato (PV) para o de 4º secretário.