Aqueles que se preocupam em cozinhar para um grupo de amigos no fim de semana, a quantidade a ser servida ou qual comida preparar, muitas vezes não calculam como é cozinhar para 433 pessoas. Esse é o trabalho que a equipe de cozinheiras e ajudantes de cozinha enfrenta com a maior delegação dos Jogos Regionais, a equipe de Marília, hospedada na EE 9 de Julho.

“Recebemos toda uma orientação da nutricionista da Prefeitura de Marília. Que comida deve ser servida, a quantidade e a variedade, já que muitos atletas ficam em Dracena por mais dias que outros competidores”, afirmou Márcia, responsável pela organização da alimentação na delegação de Marília.

Na noite de sexta-feira (6), 190 atletas de diferentes modalidades, estiveram presentes para o jantar. O que seria servido para tanta gente, em apenas uma refeição? Seguem as quantidades e os pratos: 12 quilos de arroz; 6 quilos de feijão; 5 quilos de macarrão; 15 quilos de peito de frango xadrez; 7,5 quilos de salsicha ao molho; muita salada de couve refogado com vinagrete, além de salada de alface, tomate e farofa. 

Márcia confessa que muitas vezes é necessário aproveitar a comida que sobrou na refeição anterior. “Para não jogar nada fora e reaproveitar, inventamos na hora algum outro tipo de prato que não está no cardápio elaborado pela nutricionista. O resultado é positivo, já que os atletas aprovam a escolha”.

Fritura é evitada ao máximo, e quando necessária, só é servida no almoço.

Entre as refeições servidas aos atletas no cardápio estão: bife acebolado; frango assado; filé de frango grelhado, variedade entre carne vermelha e branca, saladas e algumas vezes yakisoba (preferência dos atletas), por conter carboidratos e proteínas.

HORÁRIO – Todos os atletas têm horário certo para a alimentação, a primeira refeição – café da manhã acontece das 6h30 às 8h; almoço das 11h30 às 13h; jantar das 18h30 às 20h e o lanche da noite é às 21h30. Caso algum atleta esteja competindo em algum desses horários, a alimentação é feita assim que retornam a escola.