Neste domingo (15), às 11h, oito aeronaves da Esquadrilha da Fumaça pousarão no Aeroporto Estadual Muliterno de Dracena, para apresentação no Centro Olímpico Professor Paulo Tahara. 

Os atletas e moradores de Dracena, sede da 56ª edição dos Jogos Regionais serão homenageados com a apresentação da esquadrilha que está marcada para acontecer a partir das 15h.

Os capitães Arantes e Nielson, da Esquadrilha da Fumaça estiveram na cidade no mês passado, acertando detalhes da apresentação. Ao todo a equipe será composta por 16 integrantes, entre pilotos e mecânicos. 

O evento contará ainda com participações especiais do Corpo de Bombeiros, atiradores do Tiro de Guerra, Polícia Civil e Militar.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça completou 60 anos de sua criação. Durante esses anos vem cumprindo seu papel de principal agente de comunicação social da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Com mais de 3.500 demonstrações aéreas no Brasil e no exterior, distingui-se das demais Esquadrilhas por realizar voo invertido em formação, fato consolidado com o recorde mundial estabelecido em 2006, quando voou com 12 aeronaves nessa configuração. 

Sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, o time é formado por 13 pilotos que se revezam em sete posições de voos. No suporte à atividade aérea, somam-se um oficial de manutenção, uma oficial médica e uma oficial relações públicas, além de uma equipe de graduados, os “Anjos da Guarda” e um grupo de soldados que auxiliam em serviços diversos. 

A Esquadrilha da Fumaça voa com a aeronave Embraer T-27 Tucano, que leva as cores da bandeira do Brasil.