“Novas denúncias de superfaturamento na execução das obras públicas”, “Mais um empresário, na ânsia de ter a pena encurtada, adere à delação premiada”, “Torcidas organizadas promovem novos distúrbios nos estádios de futebol” e “Trabalhadores em greve fecham avenidas e rodovias”. Com vem ocorrendo nos últimos meses, esses títulos devem frequentar as páginas dos jornais, ao longo da semana.
Boteco novo
A diretoria do sindicato dos servidores municipais continua mostrando serviço. Sexta-feira (22), inaugura o bar do clube de campo. Lá, os associados poderão aperitivar, após o expediente. As bebidas comercializadas nos eventos terão preço acessível, garantem os responsáveis. De quarta a domingo, os sócios também terão à disposição as piscinas, o campo de futebol, o parque infantil e o salão de jogos.
Dízimo em queda
A crise econômica já apresenta reflexos nos cultos e nas missas. A constatação é de um insuspeito pastor evangélico que percebeu que seus fieis não contribuem com as mesmas quantias de antes, em função do dinheiro curto. O mesmo se observa nas coletas da igreja católica. De acordo com um pároco, a crise pegou todo mundo, interrompendo um período de crescimento. “Vamos intensificar a conscientização, pois a oferta é um ato de fé e de partilha”.
Olho vivo
A prefeitura de Osvaldo Cruz pretende iniciar, até o final do mês, a implantação de câmeras para monitoramento dos quatro trevos de acesso da cidade. A ação faz parte da primeira etapa do projeto de vídeomonitoramento que é desejo antigo por parte das polícias militar e civil, comerciantes e diversas entidades. De princípio, os aparelhos estão previstos para o trevo principal, acesso à Granol, saída para Presidente Prudente (SP-425) e vicinal sentido Sagres.
Boa notícia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, este mês, a inclusão de 16 novos medicamentos para tratar o câncer na lista-modelo de medicamentos essenciais para adultos (EML) e crianças (eMLC). Agora, a organização considera como prioritários para o tratamento oncológico um total 46 fármacos, que devem ser oferecidos no sistema público de todos os países. Os novos medicamentos foram sugeridos à organização por um estudo feito por 90 médicos espalhados pelo mundo.
Dia D
Hoje, os parlamentares brasilienses decidem se o paranaense Fachin passa a ocupar a vaga que foi de Joaquim Barbosa, no Supremo Tribunal Federal. Caso seja referendado, o ungido já veste a toga apequenado. Quem, como nós, dispôs-se a acompanhar sua sabatina no Congresso, percebeu uma ferrenha vontade de se incorporar a Lewandovki e Toffoli. Em razão da interferência governamental, o STF já está sendo chamado de Supremo Tribunal Filial.
Os caros leitores
Meu ex-aluno Mineo Hirai reside e exerce altas funções em Porto Velho (RO). Apesar da distância, acompanha a vida desta cidade, através do Jornal Regional. Domingo, em correio eletrônico enviado à coluna, disse que esta folha publicou um mito de que a muralha da China é visível da lua. “Estive na China e lá mesmo – na muralha – soube que isso é uma lenda, há anos desmentida” – afirma ele. Alan Bean, tripulante da missão Apollo 12, confirma a assertiva de Hirai: “Com a ida do homem à lua, a única coisa visível do satélite é uma bela esfera, principalmente branca, com algum azul e manchas amarelas. E aqui e ali alguma vegetação verde. Nenhum objeto feito pelo homem é visível a esta escala”.