Encontramos no capítulo 41 do Livro de Gênesis uma narrativa muito interessante. Faraó teve um sonho com vagas gordas e vacas magras, espigas graúdas e espigas mirradas. Perturbado, quis saber o significado do sonho, mas nenhum dos sábios do Egito soube interpretá-lo. Mas o chefe dos copeiros, que fora preso com José, se lembrou dele. José foi convocado para comparecer diante de Faraó. A Bíblia nos relata: “Este lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo. Respondeu-lhe José: Não está isso em mim, mas Deus dará resposta favorável a Faraó” (Gn 41.15, 16). José, orientado pelo Espírito Santo de Deus, explicou que as vagas gordas e as magras significavam sete anos de fartura e sete anos de fome respectivamente.
Vivemos uma época em que se fala muito de crise. O panorama atual está mais para um tempo de vacas magras. As pessoas estão ansiosas e preocupadas. Percebemos uma atmosfera pessimista invadindo todas as esferas da sociedade. Será que existe alguma orientação na palavra de Deus para nos orientar? Sim! A Bíblia pode nos ajudar na boa gestão de nossas vidas também em tempos de vacas magras!
Em tempos difíceis é muito importante a orientação das escrituras, a oração, confiando na atuação poderosa do Senhor que sempre entra com providência. Ele é o dono do ouro e da prata! Devemos encarar as circunstâncias confiando em Deus e na sua palavra! Sejam dificuldades em nível de crise nacional ou nos sofrimentos diante de alguma enfermidade, em conflitos familiares, seja o que for, confie no poder de Deus! Olhe o que diz o livro de Provérbios: “Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo” (Pv 3.5,6).
Quero aconselhá-lo a tomar três atitudes práticas. Primeiro, “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus 4.16). Segundo, ouça somente a voz de Deus e não a voz dos pessimistas: “…não sejais sábios aos vossos próprios olhos” (Romanos 12.16). E, finalmente, confie no Senhor que nunca te desampara: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28.20). Soli Deo Gloria!
*Pastor e Missionário Presbiteriano.