O curso técnico em Alimentos da Etec Prof.ª Carmelina Barbosa passou a contar com um laboratório de panificação, além dos laboratórios de carne e leite.

A direção da escola informa que o maquinário adquirido pela unidade tem por finalidade a confecção de pães e produtos da linha, com o intuito de melhoria das aulas e o aperfeiçoamento profissional dos alunos.

Entre as máquinas adquiridas estão os cilindros indicados para sovar e homogeneizar massas de panificação e similares, as amassadeiras espirais que permitem misturar e homogeneizar ingredientes, massas de panificação e similares para maior absorção de água pela farinha, mais rendimento e melhor formação da ‘rede de glúten’, que dá o ponto da massa, as batedeiras planetárias, divisores e modeladores de massa.

FIQUE SABENDO

O técnico em alimentos é o profissional que atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, na coordenação e controle de atividades do setor. Promove a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a compra e a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos. Auxilia na implantação de sistema de garantia de qualidade e segurança em organizações da área de alimentos. Realiza trabalho em equipe, assumindo papéis de liderança e tomada de decisões. Busca atualização e ampliação dos seus conhecimentos em linguagens, capacidade de comunicação oral e escrita. Articula com iniciativa e capacidade de adaptação a novos ambientes e situações. Exerce atitude profissional, postura ética, com visão na sustentabilidade e responsabilidade social. Eixo Tecnológico: Produção alimentícia.

Mercado de trabalho

Indústrias de alimentos, bebidas e unidades agroindustriais; entrepostos de armazenamento, beneficiamento e distribuição; laboratórios, instituições de ensino, pesquisa e consultoria; órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor; indústria de insumos para processos e produtos; indústrias de ração animal, estações de tratamento de água e resíduos, restaurantes comerciais, padarias, rotisserias, delicatessen, cozinhas industriais, experimentais, hoteleiras e hospitalares; empresas do ramo alimentício e de bebidas em áreas como processamento e análise físico-química, sensorial, microbiológica e no desenvolvimento de novos produtos. (Fonte Etec – Escola Técnica Estadual)

Grupo de alunos no novo laboratório da escola de ensino técnico profissionalizante (Cedida/Etec Carmelina)