A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp em Dracena (Faculdade de Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas – FCAT) completou ontem, 18, 17 anos de atividades no município. O diretor professor doutor Fábio Erminio Mingatto e a vice-diretora professora doutora Sirlei Maestá, parabenizam e agradecem aos professores, técnico-administrativos, alunos e a comunidade dracenense e da região que sempre apoiaram e fazem parte do sucesso da instituição de ensino superior.

Atualmente, a FCAT conta com aproximadamente 500 alunos de graduação e pós-graduação, 36 professores doutores em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP – 40 horas semanais), 47 técnico-administrativos e 14 funcionários terceirizados.

O campus é composto por diversas instalações físicas que abrigam salas de aulas, biblioteca, administração, sala de docentes, laboratórios didáticos e de pesquisa, cantina, auditório, instalações agropecuárias, entre outras, que possibilitam a formação de alunos de excelência, a execução de atividades de extensão universitária e a realização de importantes pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

O curso de graduação em Zootecnia da então Unidade Diferenciada de Dracena teve suas atividades iniciadas provisoriamente em agosto de 2003 nas instalações cedidas pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura – Fundec. No dia 28 de março de 2006, foram inauguradas as instalações físicas do campus, localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), na altura do km 651, no município de Dracena. O evento, organizado em conjunto com a Prefeitura, contou com as ilustres presenças do governador do Estado de São Paulo no período de 2003-2006, Geraldo Alckmin, e do então reitor da Universidade Estadual Paulista, prof. dr. Marcos Macari. Neste mesmo ano, no mês de maio, ocorreu a alteração do nome “Unidade Diferenciada de Dracena” para “Câmpus Experimental de Dracena”.

Durante os seus 17 anos de existência, o curso de Zootecnia já ofereceu 760 vagas, distribuídas em 19 concursos vestibulares, cada um selecionando 40 alunos para abertura de novas turmas. Já foram concluídas 14 turmas, totalizando 380  zootecnistas no mercado de trabalho.

Em 2012, foi implantado o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Animal, nível de mestrado acadêmico, que é fruto de uma parceria entre o campus de Dracena e a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS/Unesp. O programa conta, atualmente, com três linhas de pesquisa: Biologia do desenvolvimento, metabolismo e bem estar animal; Melhoramento, nutrição e qualidade de produtos de origem animal; e Produção, manejo e conservação de alimentos, gestão e sustentabilidade.

A partir de março de 2013, o campus de Dracena passou a oferecer também o curso de graduação em Engenharia Agronômica, o qual durante os seus 7 anos de existência, já ofereceu 320 vagas, distribuídas em 8 concursos vestibulares, cada um selecionando 40 alunos para abertura de novas turmas. Até o presente momento já foram concluídas quatro turmas, totalizando 81 engenheiros Agrônomos formados.

No dia 29 de setembro de 2015, o campus de Dracena passou a ser reconhecido como uma Unidade Universitária e passou a se chamar Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Unesp – Campus de Dracena.