Cagaita, cajuzinho, jurubeba, pequi e baru. Se você é da região do Centro-Oeste, com certeza já ouviu falar sobre esses alimentos! O que todos eles têm em comum? São típicos do Cerrado e excelentes fontes nutricionais. A lista de frutos nativos deste bioma é extensa, assim como a de boas substâncias que carregam. A maioria deles possui elevado valor nutricional, se comparados com outras frutas, sendo riquíssimos em antioxidantes que previnem contra várias doenças. Sem contar que apresentam aroma, sabor e cor intensos e peculiares.

Duas frutas, em especial, são muito apreciadas: o pequi e o cajuzinho. Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, esses dois exemplos de  alimentos amarelo-alaranjados, são ricos em betacaroteno – um antioxidante relacionado à saúde da pele, visão e sistema imunológico.

“Em geral, essas frutas possuem compostos bioativos, como polifenóis e flavonóides, nutrientes que combatem os radicais livres e estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares, dislipidemias e câncer”, aponta a especialista.

E para comemorar o Dia do Cerrado, datado em 11 de setembro, a nutricionista ensina o passo a passo de 4 receitas com pequi e com cajuzinho pra lá de saborosas. Confira!

Arroz com pequi

1 xícara de Arroz

1 xícara de Pequi

2 colheres de sopa de azeite

3 dentes de Alho

2 xícaras de Água fervente

1 cebola pequena

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

1) Refogue o alho, a cebola e o pequi picados.

2) Acrescente o arroz, o sal e a pimenta a gosto.

3) Acrescente a água e deixe cozinhando até que a água evapore e o arroz fiquem bem cozido.

Mousse de caju

1 lata de leite condensado

1 caixinha de creme de leite

1 xícara de suco de caju concentrado;

1 envelope de gelatina em pó incolor;

200g de castanha de caju picada.

1) Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o suco de caju e a gelatina preparada de acordo com a embalagem.

2) Misture a castanha de caju com o restante, coloque em taças individuais e as leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

3) Decore com mais castanha de caju picada antes de servir.