Criatividade, estratégia e raciocínio rápido serão algumas das habilidades para os 32 adolescentes usarem para disputar o título inédito do I Torneio Online de Xadrez da Fundação CASA. Eles e elas cumprem medida socioeducativa de internação em 28 centros localizados em 18 cidades de todo o Estado de São Paulo.

A final da primeira edição virtual do tradicional Torneio da instituição aconteceu ontem, 17, e ainda hoje, 18, a partir das 13h, utilizando computadores com acesso à internet instalados nos próprios centros socioeducativos. Jovens, de ambos os sexos, jogarão as partidas pela plataforma Chess.com, seguindo o sistema suíço.

Por causa da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, pela primeira vez o Torneio presencial ocorre virtualmente, dando continuidade à agenda pedagógica anual dos adolescentes em internação.

Os 32 adolescentes chegaram à final depois de vencerem a etapa de cada uma das oito divisões regionais da instituição. Cada administração localizada tem quatro representantes.

Os jovens candidatos ao título do Torneio estão internados nos municípios de São Paulo (8), Franco da Rocha (2), Santo André (2), Itaquaquecetuba (1), Praia Grande (1), São Vicente (1), Mogi Mirim (2), São José dos Campos (2), Lorena (1), Cerqueira César (2), Sorocaba (1), Botucatu (1), Lins (1), Araçatuba (2), Irapuru (1), Sertãozinho (1), Franca (2) e São Carlos (1).

A premiação prevê a entrega de medalhas do 1º ao 5º colocados, além de troféu para o campeão da competição. O Torneio Estadual é organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.