Alunos da escola estadual Dom Lúcio Antunes assistiram ontem, palestra ministrada pelo soldado Aracildo Gonçalves Alves Júnior, de 20 anos, do Exército brasileiro, na missão de reconstrução do Haiti, país devastado pelo terremoto que matou mais de 250 mil pessoas em janeiro desse ano.

Natural de Panorama e filho do radialista Aracildo Gonçalves Alves, Júnior passará 20 dias de férias na companhia de sua família. Neste período que seria de descanso para ele antes do retorno ao Haiti no dia 8 de junho, dedica-se a palestras voltadas a alunos, mostrando vídeos e fotos da realidade cotidiana vivida pelo povo haitiano, costumes modificados após a tragédia.

Alunos de diversas séries reunidas em grupos de 80 pessoas assistiram a apresentação do soldado no salão nobre da escola.

O estudante do ensino médio, Adonai Aparecido Silva, de 15 anos, disse que a palestra trouxe a ele o exemplo de que apesar de meses do ocorrido ainda existem pessoas que passam por muitas necessidades. “Nós que desfrutamos de uma “boa vida” aqui não damos o devido valor”, afirma o estudante.

Na opinião da diretora da escola, Isabel Migueloti da Silva, a escola só teve a ganhar com esse exemplo, além do soldado Júnior ter sido meu aluno ele é uma pessoa dedicada e perseverante. Ainda de acordo com a diretora, a palestra mostra o que devemos valorizar na vida.

A escola prestou homenagem ao palestrante por ter proporcionado momentos de vivência de uma tragédia que ficou conhecida mundialmente.