A Diretoria de Saúde de Junqueirópolis confirmou o primeiro caso de dengue no município este ano. Foi no Jardim Junqueirópolis, uma mulher de 32 anos. As equipes trabalham no bloqueio da área e, assim que a chuva parar, será feita a nebulização.
De acordo com a educadora em saúde Márcia Gomes, o caso positivo aumenta a preocupação na cidade já que o mosquito contaminado circula. Ela destaca que o controle da doença depende da participação de toda comunidade, fiscalizando suas residências e local de trabalho.
Em 2010, Junqueirópolis fez 141 notificações de dengue, sendo 40 positivos (34 autóctones – contraídos no próprio município – e 6 importados). Ano passado, foram 140 notificações com 11 casos positivos, todos autóctones.
“A dengue é evitável, se não tiver o mosquito, não há transmissão da doença. Todos sabem o que fazer para combater a dengue, só é preciso por em prática”, reforçou Márcia. Ela ainda alertou a população que o período chuvoso aumenta a incidência de casos e no Estado já circula o tipo 4 do vírus da dengue.