Tarcísio de Freitas e Flávio Bolsonaro estiveram em Presidente Prudente (SP) — Foto: Vittor Sales/Divulgação

Tarcísio de Freitas e Flávio Bolsonaro estiveram em Presidente Prudente (SP) — Foto: Vittor Sales/Divulgação

O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve em Presidente Prudente (SP) nesta terça-feira (23), acompanhado do senador Flávio Bolsonaro (PL).

A presença dos representantes ocorreu durante a abertura da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), evento voltado ao agronegócio e que reúne mais de 500 animais, seis leilões e palestras.

Durante a participação, Flávio Bolsonaro fez críticas ao governo Lula, dizendo que fez o trabalho de “presidente da República” quando esteve nos Estados Unidos.

“Já fiz um trabalho de presidente da República uma vez, indo lá nos Estados Unidos, pedindo para que fossem classificados como grupos terroristas o PCC e o Comando Vermelho, quando o Lula foi lá e pediu o contrário, fazer lobby para narcoterrorista”, comentou o senador.

Pré-candidato à presidência, Flávio também disse que teria pedido pessoalmente para que empresas brasileiras não fossem tarifadas pelos EUA e afirmou que, no próximo ano, o Brasil terá um presidente da República que vai “sentar de igual para igual com todo o mundo para defender os interesses do nosso povo brasileiro.”

“Sentar de igual para igual com os Estados Unidos, com a China, com Israel, com o Oriente Médio, com todos os países, pensando no melhor para o nosso país, com pragmatismo econômico”, disse Flávio Bolsonaro.

Flávio Bolsonaro esteve em Presidente Prudente (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Flávio Bolsonaro esteve em Presidente Prudente (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

O senador revelou que vai ao país norte-americano em julho deste ano pedir para que as empresas brasileiras não sejam tarifadas em mais 25%.

“Porque nós já temos as empresas mais taxadas do mundo pelo atual governo. Não é justa mais essa sobretaxa nos nossos produtos que vão para os Estados Unidos”, apontou.

Flávio Bolsonaro finalizou o discurso elogiando Tarcísio de Freitas, destacando as políticas do governo paulista voltadas ao crédito rural, seguro rural e incentivo à produção.

Tarcísio de Freitas e Flávio Bolsonaro estiveram em Presidente Prudente (SP) — Foto: Vittor Sales/Divulgação

Tarcísio de Freitas e Flávio Bolsonaro estiveram em Presidente Prudente (SP) — Foto: Vittor Sales/Divulgação

Anúncios do governador

Em seguida, Tarcísio de Freitas discursou sobre a importância da feira internacional da carne ocorrer no interior paulista.

“A Feicorte é um sucesso. Está de parabéns. É um evento que já faz parte do nosso calendário turístico, faz parte do nosso calendário do agro. Esse agro que nos orgulha, esse agro pulsante, potente, pujante.”

O governador apontou que o agro representa quase 20% do PIB de São Paulo, sendo quase 40% em exportação.

“[O evento] é a maneira de mostrar um pouco do que está acontecendo. A nossa pecuária tem cada vez mais tecnologia, é cada vez mais sustentável, e a gente tem que se orgulhar bastante do nosso agro.”

Durante o discurso, Tarcísio relembrou a última presença à Feicorte, acompanhado de Jair Bolsonaro: “Eu tenho que lembrar de tudo o que passei com ele e agradecer todas as portas que ele me abriu.”

“Ninguém apostaria em um técnico desconhecido para assumir um ministério. Essa criatividade, essa ousadia veio com o [ex] presidente Bolsonaro. Se eu estou aqui hoje, tenho que agradecer ao seu pai. Foi uma pessoa extremamente importante para mim”, continuou o governador de SP, com fala direcionada a Flávio Bolsonaro.

Para Presidente Prudente, Tarcísio de Freitas anunciou investimentos na cidade, como a criação de um Centro TEA e a duplicação da rodovia que liga Presidente Prudente a Regente Feijó.

“O projeto de engenharia está praticamente pronto e nós vamos fazer essa duplicação”, disse o governador.

No entanto, não foram divulgados detalhes sobre verbas e previsão de início das obras.

Tarcísio também cumpriu agenda em Pirapozinho, onde entregou títulos de propriedade para ex-assentados e para pessoas que eram do Movimento Sem Terra.

“Hoje mais de 70% dos nossos assentados estão regularizados e nós só vamos parar quando tivermos 100% regularizado. A gente entrega o título e imediatamente traz a agroindústria para trabalhar junto”, comentou.

Conjunto Habitacional Prefeito Jorge Assef, em Pirapozinho, beneficiou 203 famílias — Foto: Rodrigo Batista/Governo do Estado SP

Conjunto Habitacional Prefeito Jorge Assef, em Pirapozinho, beneficiou 203 famílias — Foto: Rodrigo Batista/Governo do Estado SP

Investimentos

Conforme divulgado pelo Governo de SP, além das entregas de regularização fundiária rural feitas por Tarcísio, foi anunciada a ampliação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do Pontal do Paranapanema.

Entre elas está a assinatura de convênio para entrega de 14 kits operacionais de combate a incêndios destinados a 13 municípios da região, com investimento superior a R$4,4 milhões.

Os equipamentos incluem tratores, tanques-pipa, roçadeiras hidráulicas, carretas agrícolas e sopradores costais para apoio às ações de prevenção e combate a incêndios em áreas rurais.

O Governo de SP também anunciou um pacote de investimentos que totaliza R$ 63,6 milhões para a região de Presidente Prudente. As iniciativas incluem a entrega de moradias em Pirapozinho, obras de infraestrutura urbana em Presidente Prudente e recursos para escolas estaduais e municipais.

As iniciativas foram apresentadas durante a entrega das chaves de 203 unidades no Conjunto Habitacional Prefeito Jorge Assef, em Pirapozinho.

Na educação, o investimento previsto é de R$ 18 milhões, para melhorias na infraestrutura escolar da região. Desse total, mais de R$ 17 milhões serão destinados à reforma de 14 escolas estaduais em dez municípios.

O valor contempla intervenções em quadras esportivas, coberturas, sistemas elétricos e hidráulicos, pintura e manutenção predial. Há também o valor R$ 1 milhão que será investido em mobiliário, tecnologia e climatização para escolas municipais de Alfredo Marcondes, Caiuá, Mariápolis e Presidente Prudente.

Durante a agenda, também foram oficializadas as inaugurações de duas unidades de educação infantil. A Creche Escola Professora Fabiana Cícera da Silva Costa, em Paulicéia, recebeu investimento estadual de R$ 3,2 milhões e tem capacidade para atender 150 crianças.

Já o Centro de Educação Infantil Professora Neyde Rosa Marchi Sotine, em Murutinga do Sul, contou com R$ 3 milhões em recursos para construção e mobiliário, ampliando em 130 vagas o atendimento na educação infantil do município.

Investimentos no oeste paulista pelo Governo de SP — Foto: Rodrigo Batista/Governo do Estado SP

Investimentos no oeste paulista pelo Governo de SP — Foto: Rodrigo Batista/Governo do Estado SP

Regularização fundiária rural

A programação incluiu ainda a entrega de mais de 450 títulos de regularização fundiária rural para produtores de 75 assentamentos localizados em dez municípios da região.

Foram contempladas famílias de Caiuá, Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Euclides da Cunha Paulista, Rosana e Marabá Paulista.

Também foi autorizada a emissão de 1.036 títulos de regularização fundiária urbana nos municípios de Cajati, Euclides da Cunha Paulista, Fartura, Iguape, Itaberá, Itapetininga, Itirapuã, Luiziânia, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Nhandeara, Pariquera-Açu, Queiroz, Registro, Sete Barras e Tarabai. A iniciativa amplia o acesso à propriedade regularizada e promove a inclusão social e desenvolvimento territorial.