A aluna do 5º ano da escola municipal Jair Luiz da Silva, Lívia Ortoloni, de 10 anos, conquistou mais um importante prêmio para Junqueirópolis. Lívia foi classificada em primeiro lugar no 14º Concurso Nacional de Cartazes, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça. Ela concorreu com escolas de toda a região Sudeste. A premiação aconteceu em solenidade realizada no Palácio do Governo Federal, em Brasília, no último dia 16 de outubro.
O concurso acontece há 14 anos e já premiou outros alunos das escolas de Junqueirópolis. Foram realizadas nas escolas, com auxílio dos professores, pesquisas sobre tema proposto “Educação na prevenção do uso de drogas”. Cada aluno manifestou suas ideias sobre a questão: do que ele pensa quando o assunto é prevenção às drogas, podendo demonstrar suas opiniões traduzidas em imagens sobre a prevenção do uso de drogas.
A construção dos cartazes e a participação no concurso trouxe grande motivação aos alunos das escolas, possibilitando que o assunto fosse trabalhado e discutido com seriedade em sala de aula. O prêmio conquistado por Lívia Ortoloni seguiu o exemplo dos demais alunos junqueiropolenses que já conquistaram esse prêmio.
Para a cerimônia de premiação, Lívia esteve acompanhada do pai Natal Ortoloni, da professora Silvia Hirata e da diretora da Escola Jair, Odalina Bozeli. O prêmio recebido das mãos de autoridades federais foi um cheque no valor de R$ 2 mil.
Heitor Ferreira da Costa, aluno da escola Neyde Macedo, da professora Tatiane Martins, também ficou bem colocado, conquistando o 2º lugar na categoria 3º ano, região Sudeste. Ele recebeu o prêmio de R$ 1.500,00.
Na última sexta-feira, os alunos e professores da rede municipal recepcionaram a chegada de Lívia e acompanhantes com festa e passeata realizada pelas principais ruas da cidade.