O diretor municipal da Saúde, Israel Gumieiro, determinou durante reunião na manhã de ontem, 19, envio de equipes de agentes da Vigilância Epidemiológica na próxima segunda-feira, 22, para realização da busca por escorpiões no Balneário Municipal ‘Frederico Platzeck’. A operação acontecerá cinco dias após a morte de Erick Ricardo Soares, de 2 anos de idade, morador de Junqueirópolis, que ao passear no balneário acompanhado da família na tarde de quarta-feira, 17, foi atacado por um escorpião amarelo.

A criança chegou a ser medicada com o soro escorpiônico no Pronto Socorro de Panorama e no final da noite seguiu para o Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente.  
De acordo com a nota do HR, a vítima foi “imediatamente atendida pelo corpo clínico da emergência pediátrica, que tentou reanimá-lo, mas o menino não resistiu e veio a óbito às 2h de quinta-feira, 18”. O enterro aconteceu na manhã de ontem, 19, no cemitério de Penápolis.
Gumieiro disse que diante das queixas de aparição de escorpiões em Panorama, a Vigilância Epidemiológica sempre tem atuado na ação preventiva desse tipo de animal, tanto que, são feitas vistorias no balneário e bairros do município. “São dadas também orientações nas escolas do município e aos moradores que nos procuram sobre a maneira correta da captura do escorpião”, comentou.
 A diretora do balneário de Panorama, Ana Paulo Gondim, ainda abatida pela morte da criança, afirmou ser este o primeiro caso de acidente dentro do balneário relacionado à picada de escorpião.
Segundo a diretora, a varredura programada para segunda-feira deverá fiscalizar principalmente gramado e bueiro. Declarou também que a limpeza do balneário acontece regularmente todos os dias da semana.
A reportagem do Jornal Regional conversou na manhã de ontem com Fátima Rosendo, funcionária em um quiosque do balneário, que afirmou ter visto e ouvido gritos da criança atacada pelo escorpião. “Eu estava aqui na cozinha quando escutei a criança chorar desesperadamente acompanha da família, que me pediu informação do endereço do Pronto Socorro”, relata a garçonete apontando para a passarela da orla da praia do balneário em frente ao quiosque que trabalha.
O patrão de Fátima alegou ter achado cinco escorpiões na segunda-feira, 15, no momento que empurrava as caixas de bebidas do lado de fora do quiosque. Na manhã de ontem achou outro escorpião debaixo das caixas de vasilhames. “Matamos quase todos os dias escorpiões aqui”, disse o proprietário do quiosque vizinho.
CASOS – Segundo a Vigilância Epidemiológica de Panorama de janeiro a dezembro já foram registrados 57 acidentes envolvendo escorpiões. No ano passado, foram 52 casos. Esta é a primeira morte atribuída à picada de escorpião na cidade.
DEDETIZAÇÃO – A dedetização do balneário está sendo questionada entre os profissionais da Saúde, segundo eles, pela pouca eficácia no combate direto ao escorpião. Uma empresa especializada em dedetização de Dracena deverá começar a trabalhar no dia 27 de dezembro.