Com a participação de dez prefeitos da microrregião de Dracena, a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) se reuniu na tarde de terça-feira, 14, na Prefeitura de Dracena, para reunião preliminar que discutiu as medidas que serão tomadas pelas prefeituras para enfrentar a atual crise financeira.
De acordo com o presidente da Amnap, prefeito Hélio Furini, o encontrou discutiu a queda da arrecadação e as responsabilidades que estão sendo acumuladas pelos municípios, devido aos cortes que o Governo Federal vem realizando. “O governo repassa apenas o que ele é obrigado a repassar e as prefeituras estão acumulando custos e reponsabilidades que devem ser averiguadas”.
Um exemplo, segundo o prefeito, é o fornecimento de medicamentos de alto custo. Para ele, a reponsabilidade é do Governo do Estado ou da União. Entretanto, se o remédio faltar na farmácia municipal, o morador pode entrar com ação judicial e a Justiça decreta que a Prefeitura cumpra a determinação.
Furini disse que a reunião visou principalmente definir quais serão as responsabilidades dos municípios e do Governo Federal neste momento de crise financeira.
Em breve, o presidente ressaltou que as medidas serão repassadas à população, já que em um período tão difícil, todos devem se conscientizar sobre as dificuldades que serão encontradas, uma vez que a crise do País reflete em todos os municípios.