A Delegacia Fluvial (Marinha do Brasil) de Presidente Epitácio, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), iniciou no último dia 9, na região Oeste Paulista, a Campanha para Prevenção de Incêndio em Embarcações de Esporte e Recreio sob o lema “todo grande incêndio começa com um pequeno descuido”.
De acordo com a Marinha, a ação lançada em todo o País tem propósito de evitar fatalidades e que acidentes aconteçam por esse tipo de ocorrência, além de contribuir para a prevenção de danos ao meio ambiente.
Números da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Delegacia de Portos e Costas indicam que dos 144 incêndios em embarcações registrados no Brasil nos últimos três anos, 63 ocorrem na categoria de esporte e recreio, o que representa quase metade dos casos (44%), com incidência expressiva em lanchas (48%).
No mês passado, em Panorama, uma lancha explodiu deixando duas pessoas feridas no mês passado. Na embarcação estavam o promotor de justiça, Daniel Magalhães Albuquerque Silva, e o escrevente técnico judiciário, Rodrigo Sedeno Fernandes, ambos já estão em casa.
Para alertar os proprietários e passageiros desses tipos de embarcações, bem como os responsáveis por marinas e clubes náuticos, a DPC divulga recomendações de segurança simples, mas essenciais para prevenção de incêndios a bordo.
Além do material de divulgação da campanha, palestras serão realizadas em entidades náuticas com apoio dos Distritos Navais, Capitanias, Delegacias e Agências.
Confira dicas da campanha para evitar surpresas desagradáveis na embarcação antes e depois de sair para navegar.
ANTES DE SAIR – Ventile o compartimento do motor antes de ligá-lo para liberar possíveis gases inflamáveis; Conserve o local do motor limpo e livre de vazamento de óleo ou outro tipo de combustível; Verifique se o quadro elétrico, as fiações e os fusíveis estão em bom estado; O extintor deve estar carregado, dentro da validade, em local visível, de fácil acesso e com ladre intacto; Cuidado para não deixar óleos, álcool e materiais inflamáveis guardados próximo do motor e superfícies aquecidas; e mantenha o botijão de gás em área externa e em local arejado, protegido do sol e de fontes de calor.
APÓS SAIR – Oriente seus passageiros sobre as dicas básicas para prevenir incêndios, como por exemplo, não fumar em ambiente fechado, na área do motor e em locais com materiais inflamáveis; Caso tenha cozinha a bordo, mantenha forno e fogão sempre limpos após o uso; e tenha cuidado com uso de fritadeiras, fornos elétricos e churrasqueira a bordo.