Foi deflagrada pela Polícia Civil no estado de São Paulo, hoje, em duas etapas, a Operação Gênese, compreendida entre a 0h e às 6h e outra compreendida entre as 6h e às 13h.

O trabalho teve por finalidade a atuação da Polícia Civil do Estado em todos os sentidos e setores, desde abordagem de pessoas, prisões em flagrante, por cumprimento de mandados de prisão, desmanches, oficinas, máquinas caça-níquel, jogos de azar, veículos irregulares, bares e outros locais, principalmente os irregulares e os que servem a fins escusos. Uma das finalidades foi a prevenção de crimes contra a vida e o patrimônio.

Na área da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, foram utilizados 20 veículos oficiais da Polícia Civil e estiveram envolvidos 54 policiais civis, sob o comando de 11 delegados de polícia, todos supervisionados pelo delegado seccional de polícia de Dracena, João Paulino da Silva, que se manteve em contato permanente com o Deinter-8, em Presidente Prudente.

Em Junqueirópolis foi lavrado um auto de prisão em flagrante, por delito de entorpecentes e duas pessoas foram presas.

Em Dracena, foram presas duas pessoas em cumprimento de mandado de prisão e efetuadas buscas em locais diversos, sendo lacrado um local de comércio clandestino de peças automotivas e solicitado o apoio de fiscais fazendários.

Em toda a região foram abordadas muitas pessoas e nove foram presas, além de um adolescente que foi apreendido. Duzentos e trezes veículos foram abordados e vistoriados e seis foram apreendidos. CDs e DVs sem origem lícita comprovada foram aprendidos, bem como balanças de precisão, maços de cigarro e medicamentos.

Com a presença da Polícia Civil nas ruas durante um longo período, desde a madrugada, a população pode sentir-se mais segura.

A ação dos policiais teve o respaldo do Poder Judiciário na concessão de mandados de busca e apreensão e tudo foi efetuado resguardando-se os direitos da cidadania.