Segunda-feira, durante a sessão ordinária, os vereadores aprovaram projeto da mesa diretora que concede reposição salarial de 7,68% aos servidores da casa, como forma de revisão geral anual, acrescidos de 2,32% como ganho real. Ainda se autoconcederam reposição de 7,68%, acatando outra proposição da mesa. Esta noite, a diretoria do sindicato dos servidores municipais realiza assembleia geral para também tratar do aumento anual. Por enquanto, não houve acordo com o poder executivo.
Segurança total
Através de requerimento, Divanir Ledo dos Santos e Shoiti Kanezawa, vereadores do PV, perguntam ao prefeito se, na reforma do terminal rodoviário, está incluída a colocação de câmeras de monitoramento. Também querem saber se o aparelhamento foi adquirido e quem ficará responsável pela instalação do sistema. Em caso afirmativo, apresentar cópia dos três orçamentos, das notas fiscais e do contrato de prestação de serviços.
Encontro para avaliação
Amanhã, professores da rede estadual de ensino voltam a se reunir, na avenida Paulista. Na oportunidade, será feito um levantamento da paralisação, iniciada no começo da semana. A exemplo de outras regiões, a greve atinge 25% no setor de Presidente Prudente. O governo tucano não apresentou nenhuma contraproposta às reivindicações da categoria, argumentando que precisa efetuar estudos sobre suas finanças e os desdobramentos da situação econômica do país.
Fundo do poço
A avaliação ruim/péssima da gestão Dilma Rousseff subiu de 44% em fevereiro para 62%, após as manifestações de domingo (15). É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada na madrugada de ontem. Já a avaliação dos que consideram o governo petista ótimo ou bom caiu de 23% no mês passado para 13% agora.
Segundo o instituto, essa é a mais alta taxa de reprovação de um mandatário desde setembro de 1992, véspera do impeachment do então presidente Fernando Collor. As taxas mais altas de rejeição estão nas regiões centro-oeste (75%) e sudeste (66%).
Veto aos “estrangeiros”
O prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato (PSDB), fala em barrar a contratação de atletas de outros municípios ou estados para as disputas dos Jogos Regionais. Ele externou aquela ideia na última reunião da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap). Mazucato argumenta que o expediente faz com que as cidades percam a identidade ao trazer gente de fora, ao mesmo tempo que desvalorizam o trabalho das escolinhas locais.
Só faltava essa
Após duras criticas, veiculadas nas redes sociais, o deputado petista Cabo Almi retirou – da pauta de votação da assembleia de Mato Grosso do Sul – o projeto que prevê a criação do “Bolsa CNH” . Segundo o parlamentar, o Detran arcaria com a primeira habilitação de beneficiários do Bolsa Família e ex-presidiários. “A intenção era estimular a ressocialização de quem já cumpriu sua pena, mas vejo que as pessoas não entenderam. Assim, então retirei a matéria para fazer algumas readequações”, justificou Almi.
De pai para filhos e sobrinhos
Domingo, realizou-se a posse dos deputados estaduais. A cerimônia, nos salões da assembleia legislativa, foi ofuscada pela efetivação dos atos de protesto contra o governo petista e a crise da Petrobras. Edmir Chedid (DEM) assumiu o sexto mandato consecutivo. No entanto, dificilmente conseguirá superar o tio Nabi Abi Chedid que exerceu 10 mandatos, acumulados com a vice-presidência da Federação Paulista Futebol.
Mais de meio século
Como Nabi foi eleito pela primeira vez, em 1958, a tradicionalíssima família de Bragança Paulista ocupa cargos eletivos há 56 anos. Tanto o tio, como o sobrinho, também presidiram o Bragantino por várias décadas. O maior feito do time da “terra da linguiça” foi a conquista do Paulistão de 1990. À época, a equipe era treinada pelo trêfego Vanderlei Luxemburgo. Foi uma “decisão caipira” contra o Novorizontino