Foi no sufoco, mas o torcedor do Palmeiras fez a festa na estreia do técnico Muricy Ramalho. Apesar de não realizar uma boa partida no Parque Antarctica, o time alviverde cumpriu seu papel diante do Fluminense e levou a melhor por 1 a 0 com gol de Diego Souza. Desta forma, assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro e ampliou a má fase do rival carioca na competição.

“Nem sempre faremos uma partida muito boa, o importante é ganhar. A torcida entendeu isso e saiu satisfeita assim como a gente”, comentou o goleiro Marcos. “Nós que atuamos na frente precisamos fazer algo diferente. Ainda bem que hoje isso deu certo”, completou o meia Diego Souza, que realizou seu jogo de número 101 pela equipe.

A vitória deixou o Palmeiras com 31 pontos, três a mais que o Atlético-MG, que encara o Flamengo nesta quinta. O time alviverde ainda atingiu um aproveitamento de 68% no torneio, o melhor do clube em um Brasileiro de pontos corridos.

O Fluminense, por outro lado, não conseguiu se livrar do mau momento que atravessa na temporada. O time das Laranjeiras não vence há quase dois meses (desde o dia 7 de junho) e já soma sete derrotas e três empates. Desta maneira, permanece na vice-lanterna, com 11 pontos.

O duelo desta quarta-feira também manteve o longo tabu que o Palmeiras ostenta contra o rival no Parque Antarctica. Desde 2001 que o Fluminense não soma pontos no estádio alviverde. Ao todo, foram seis vitórias consecutivas do clube paulista.

No início da partida, os anfitriões tentaram imprimir uma forte pressão sobre o time carioca, mas abusaram dos erros nos passes. O Fluminense, por sua vez, teve problemas para armar os contra-ataques, o que deixou os dois goleiros sem muita atividade.

Com o decorrer do jogo, a equipe visitante anulou todas as armas ofensivas do Palmeiras. Até que Muricy Ramalho sinalizou para Diego Souza deixar o ataque e recuar para o meio-campo, mas a mudança não surtiu efeito, e o clube da casa precisou se contentar com o empate no primeiro tempo.

“Nosso time está muito manjado no Cleiton Xavier e no Diego Souza. Eles dão os passes, assim como o Obina. Precisamos de um elemento surpresa, pois esses três jogadores estão muito marcados e isso tem que mudar”, opinou o goleiro Marcos no intervalo.

Na etapa final, Muricy promoveu a entrada de Ortigoza no lugar de Souza, e deixou o time mais ofensivo. Aos 13min, Diego Souza, agora como meia, apareceu de trás e aproveitou passe de Cleiton Xavier para marcar.

Depois disso, o camisa 100 seguiu como a principal peça dos anfitriões. Mas o Fluminense foi obrigado a sair para o jogo e também criou boas chances no ataque. Com o passar do tempo, a equipe alviverde passou a priorizar a marcação e fez o suficiente para manter o resultado.

No fim do confronto, a torcida mostrou grande euforia e gritou: “É Muricy!”. O técnico respondeu à altura batendo no peito. “Foi muito legal, é muito bom tudo isso”, respondeu o comandante antes de voltar ao vestiário.

As duas equipes voltam a campo neste fim de semana para a disputa da 16ª rodada do Brasileiro. No sábado, o Palmeiras atua novamente na Ilha do Retiro diante do Sport. Já o Fluminense tem compromisso no dia seguinte contra o Atlético-PR na Arena da Baixada.

PALMEIRAS 1 X 0 FLUMINENSE